sexta-feira, 29 de junho de 2012

Autor Querido: Jane Austen


Jane Austen
16 de Dezembro de 1775 a 18 de Julho de 1817


É muito difícil para mim falar sobre Jane Austen. Tenho dificuldade para falar sobre quem eu admiro muito porque temo parecer exageradamente tendenciosa. A Jane é a única autora, que eu realmente considero importante na minha vida, cuja obra não é depressiva. Quem me conhece sabe que não vivo sem um texto bem dramático, profundo e reflexivo a la ladies Lispector, Woolf e Espanca.

Mas a Senhorita Austen tem uma história de vida tão linda... eu não disse fácil, eu disse linda! Por quê? Porque pelo que lemos em seus próprios livros, a vida para mulheres naquela época não era nada fácil. Todo o conceito de vida feminino era voltado para realização de um "bom" casamento. Uma mulher que não se casasse teria um futuro infeliz e incerto. E, como todos sabemos, Jane e sua adorada irmã Cassandra não se casaram e, mesmo assim, tendo sofrido todas as pressões sociais da época, Jane não se rendeu à tristeza e lutou bravamente da forma que lhe era possível para viver de seus escritos. 

Em sua família, seus textos eram muito bem vistos e sua leitura era um momento de descontração e entretenimento. Jane e Cassandra eram as únicas mulheres em um grupo de 8 filhos. Alguns estudiosos dizem que Jane teve sim um pretendente chamado Thomas Lefroy outros dizem que não. A verdade é que ela nunca se casou e morreu muito jovem, aos 42 anos. Uma versão sobre sua vida da qual gosto muito é "Becoming Jane" ou "Amor & Inocência" título em português. Nele, nós vemos o Mr. Lefroy (possível grande amor de Jane) retratado de forma deliciosa e cativante, meio orgulhoso porém divertido (uma mistura de Sr. Darcy com o Sr. Henry Tillney) . Também é possível acompanhar a relação carinhosa das irmãs. Enfim, eu recomendo o filme.

Jane escreve de forma leve, divertida e realista sobre as relações sociais de sua época. Suas heroínas são sempre fãs de literatura e cheias de opinião, comportamento não muito admirável naquele período. Isso demonstra sua personalidade, muito à frente de seu tempo. Seus mocinhos geralmente são bem sucedidos, bonitos e orgulhosos, mas também são gentis e de bom caráter não se apegando aos "valores impostos" pela sociedade (pelo menos não durante todo o desenrolar da história). Assim fica claro que Jane mantinha a promessa que fez a sua irmã de que em seus livros nenhuma moça deixaria de casar-se por não possuir boas condições financeiras. *-* 

Jane é realmente uma figura apaixonante e, embora eu ame todos os seus livros, devo registrar a minha maior paixão - Persuasão... Ô God, que livro linnnnnnnnndo!

Ah, se você ainda não leu nenhum dos seus livros e quiser uma breve pincelada sobre cada um pra saber qual seria mais interessante ler primeiro eu recomendo que veja o filme "O clube de leitura de Jane Austen". É um filme bem legal. 

Bom, é isso. Espero que você que não a conhecia, a partir de agora resolva dar uma oportunidade a Jane de se apresentar. Garanto que você não irá se arrepender.  Seus livros:

Orgulho e Preconceito: Pride & Prejudice - First Impressions ( 1813 )

Razão e Sensibilidade: Razão e Sentimento - Sense and Sensibility - Elinor and Marianne ( Publicado em 1811 sob o pseudônimo "By Lady")

A Abadia de Northanger: Northanger Abbey - Susan  - (Vendido em 1803 e publicado em 1818)

Mansfield Park  (1814)

Emma (1816)

Persuasão:  Persuasion (1818)

Os livros incompletos de Jane Austen - somente em inglês:

  • Sanditon
  • The Watsons
  • Lady Susan
  • Juvenília:

         The history of England         
         Love and Friendship
         The Three Sisters
         Frederic & Elfrida
         Jack & Alice
         Henry & Eliza 
         Edgar & Emma 
         Lesley Castle
         Amelia Webster
         Catherine, or the Bower ( ou o Caramanchão)
         The Beautiful Cassandra
         Sir William Mountague


2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Contribui significativamente para a compreensão do universo feminino tão bem apresentado por Jane Austen. O período britânico de Regência compreende a regência de Jorge IV como Príncipe de Gales, durante a enfermidade de seu pai, Jorge III, e constitui uma ponte entre o período georgiano e o vitoriano.
    Jane Austen viveu na época da regência, porém sua obra literária se caracteriza por descrever com mais precisão a sociedade rural georgiana e não tanto as mudanças sofridas com a chegada da modernidade. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma alegria a sua presença por aqui. Obrigada pela atenção!
      Beijo <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...