FEAR The Walking Dead
Primeira Temporada - Episódio 05
"Cobalt"
"So... who the hell are you?"
Oi, Pessoas!!!
Um episódio bem menos empolgante que o anterior. Não achei que se manteve o ritmo do outro mas teve seus pontos interessantes. A melhor coisa do episódio foi crer que Travis está de volta ao jogo... Bora lá, comentar!
Então... o episódio começa com uma bandeira dos Estados Unidos junto a uma grade. Logo vemos um local cheio de pequenas celas gradeadas. Numa delas, um cara discursa para Douglas... - lembram do Doug, que ficou meio paranoico e foi levado da comunidade de Travis pelas Forças Especiais? pois é esse Douglas. O cara fala sobre Doug ter deixado sua família sob a proteção de estranhos. Ele é muito enfático e isso meio que leva Doug a surtar e ser levado pelos guardas. Não tenho certeza se ele fez isso propositadamente ao perceber a natureza frágil de Doug... O fato é que no fim da cena descobrimos que ele não estava sozinho com Doug na cela, lá está também Nick...enfim...
Em seguida, vimos Ofélia gritando com os soldados junto à cerca... questionando-os sobre sua mãe. Seria levada pela Força, não fosse a intervenção do soldado com quem ela estava tendo um "affair". Isso causa um desconforto geral na tropa e faz com que o Cap. Morris obrigue o Tenente responsável a punir um dos soldados que em meio a confusão, deixou escapar um "eu não vou fazer mais isso"... referia-se à executar a missão de controlar a comunidade.
Em casa, Travis e Madison conversam sobre o que farão sobre os que foram levados quando são interrompidos pelo chaaaaaaaaaato do Chris que é grosseiro com a Madi e argue o pai sobre o que será feito para resgatar sua mãe. Obviamente Travis o conteve, pediu que fosse forte e se desculpasse com Madi. Infelizmente, o chato saiu batendo porta que cara chaaaaaaaaaaato.
No hospital de base, vemos Liza e a médica cuidando de vários enfermos enquanto a médica lhe contava sobre os parcos recursos e Liza a interpelava sobre Griselda e Nick. A médica pouco respondia as suas perguntas, apenas dizendo... eles estão bem.
Madison acha a carta de Alicia, preocupada sai pela vizinhança em busca da filha. Na procura, encontra Daniel e Ofélia no porão mantendo um soldado como refém. Aí percebemos o que está por vir... obviamente o rapaz será torturado para fornecer as respostas que eles precisam. Embora não esteja feliz com a situação, Madison concorda.
A melhor parte do episódio, para mim, foi conversa de Travis com o Capitão Morris. Embora queira sempre lidar com a palavra e o argumento, acho que Travis finalmente percebeu que não terá ouvintes para suas alegações. Morris o levou a campo com a promessa de lhe permitir falar com a médica mas a verdade é que ele tentou fazê-lo atirar em um zumbi. Travis não conseguiu e Morris executou o tiro. Ouviram pelo rádio que uma tropa estava cercada noutra parte da cidade e partiram em auxílio. Travis foi orientado para permanecer no carro e quando os soldados retornaram, o capitão Morris não estava com eles. Voltaram, então, para a comunidade.
Outro ponto interessante foi Daniel explicando ao soldado que não estava feliz em ter que torturá-lo mas que isso era necessário para conseguir as informações. Gosto muito de ver como Daniel é lúcido e coerente em suas ações. Já imaginava que haveria uma parceria entre ele e Madison - ambos conseguem ver e fazer o que é preciso.
Enquanto isso, no hospital, Lisa é obrigada a pôr fim a Griselda que faleceu após entrar em choque por conta da amputação. A Dra Exner a orientou a usar a pistola de ar comprimido. Foi legal ver que nessa altura, eles já sabiam que "todos se transformam" e que "era preciso atirar na cabeça". Ou seja, desde de o início as autoridades já estavam sabendo como contê-los, se tivessem divulgado a coisa não teria se alastrado tanto...
Alicia e Chris foram se aventurar numa casa de ricos. Vestiram suas roupas, brincaram e depois quebraram tudo... de volta para casa, vêem as tropas partindo e estranham esse comportamento...
Travis chega em casa e encontra Ofélia chorando do lado de fora ... chateado, entra em casa questionando Madison sobre o comportamento de Daniel e parte para o porão. Lá, ouve do soldado sobre a Operação Cobalt que consiste em evacuar as tropas e exterminar a população... quando isso aconteceria? Às 9 horas da manhã seguinte... Posso estar errada mas acho que Daniel não matará o soldado e ainda mais... acredito que o soldado irá com eles no momento da fuga...
Nas celas, vemos que o cara estranho, suborna um soldado com abotoaduras de diamantes para que Nick não seja levado e executado. Quando Nick o questiona sobre o porquê dele ter feito isso, ele apenas diz: acho que você será útil para minha jornada e lhe mostra a chave que possui... (deve ser da cela né?)
Enquanto isso... Daniel visita um ginásio que havia sido mencionado pelo soldado que ele torturou e constata que o local está totalmente trancado e cheio de criaturas.
Enfim... achei que houve uma queda brusca no desenvolvimento da história em relação ao episódio anterior... Gostei do Travis, Daniel e Madison... Lisa, Chris e Ofélia... continuam sendo uma incógnita para mim... O cara novo me parece muito oportunista e manipulador... não gostei muito dele... vamos ver.
Novamente repito... estão perdendo uma excelente oportunidade de abordar vários aspectos que TWD não pode abordar como ações do governo, reações pelo mundo... Não seria interessante por exemplo, se eles mostrassem alguns diálogos de congressistas e medidas a serem adotadas pelo governo? Tudo o que vimos foram ações das Forças Especiais que a essa altura já parecem destoar do que foram designadas a fazer... ou seja, rápido demais... nada a ver. Decepcionada define.