Foto Autoral |
do livro "Todos os Contos"
CLARICE LISPECTOR
_ O Triunfo _
Oi, Pessoas!!!
Tô muito animada! Tenho feito as escolhas certas de leitura. É sério. Resolvi ler, na sequência do meu projeto de leitura, um conto da Clarice e que conto maravilhoso.
Comecei com "O Triunfo". O conto relata a história de uma mulher que acorda um determinado dia e percebe que seu companheiro se foi. Talvez você esteja pensando que o tema seja muito comum e já muito explorado. Mas me diga o que, no nosso cotidiano, não poderia ser transformado em poesia pela nossa diva Clarice?
A história se desenvolve através do despertar da personagem. Não apenas o físico mas também o emocional. Enquanto recria o despertar físico da personagem e toda a sua percepção do universo ao seu redor, Clarice nos apresenta memórias da relação que a mesma tinha com seu companheiro.
Todo mundo que já viveu algum tipo de relação mais duradoura, sabe o quanto é difícil perceber o enorme vazio que a partida do companheiro deixa em todos os cômodos da casa e, principalmente, em nossas vidas. Isso acontece com a nossa personagem.
Foto Autoral - Imagina ouvir algo assim do cara que tá contigo... |
Ao longo do dia, ela vai vivenciando todos os estágios de um término. Primeiro, percebe que acabou mesmo. Segundo, procura entender o porquê relembrando situações e discussões que viveram. Terceiro, toma consciência de que ele não voltará. Quarto, começa a buscar alegrias no que sobrou de sua vida. Quinto, se percebe podendo existir sem o outro. E, por último mas não menos importante, se sentindo feliz, capaz de seguir em frente ela recobra a esperança de que "ele voltaria".
Como assim? É sério isso? Pessoas, que nó que a Lady Lispector deu em mim... Já estava comemorando a vitória da personagem... e de repente... caímos em um redemoinho sem fim, girando sobre o mesmo lugar. Amei! Amei! Amei!
Passada. Recomendo que leiam. Acho muito verdadeiro... já passei por isso. Por favor, tentem ler ouvindo a música do Nando Reis, "Eu e Ela", se encaixa com perfeição.