segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Filme: Verão de 42 (1971)

                                                 Oi, gente!
Tem um tempão que não posto nada. Não consigo escrever quando o meu coração está muito triste. Sei que todo mundo entende. Já há alguns dias eu tenho revisto uma série de filmes "tristes" que eu amo. Hoje, fuçando meus dvd's escolhi "Houve uma vez um verão" (título escolhido no Brasil que eu achei super poético e adoro). Já vi um zilhão de vezes mas não me canso de rever. É simplesmente perfeito!  

É a história do garoto Hermie (vivido pelo ator Gary Grimes) e suas descobertas sobre o amor durante o verão de 42. Gente, é muito lindo. As cenas são tão inocentes e ao mesmo tempo tão reais. Não passam a impressão de filme "bobo" ... não sei se consigo me fazer entender. É uma inocência doce, sutil e encantadora. Te faz sentir saudades de uma época que você nem viveu. 

O filme é de uma delicadeza e cheio de detalhes nas expressões dos atores. O olhar de admiração do Hermie para a Dorothy (Jennifer O'neil) é uma coisa do outro planeta. Sinceramente, acho que eu nunca vi um olhar assim em nenhum outro personagem ... Por outro lado, a Dorothy é totalmente cativante. A paciência e a ternura com que ela trata o garoto traz uma suavidade toda especial para as cenas sem contar que ela é muito linda. 

As imagens da praia e da casa da Dorothy são um show a parte. E a trilha sonora é tão unica que te faz se sentir acarinhado na alma. São poucas falas, mas muitos sentimentos envolvidos. É impossível não rir, chorar ou se encantar com esse filme.  
Imaginem se descobrir apaixonado por uma mulher mais velha e casada numa época em que tudo é novo e  confuso. Mas, o  Hermie não passa por tudo isso sozinho. Ele tem a companhia dos dois melhores amigos: Oscy (um típico adolescente na puberdade com os hormônios desesperados...rsrsrs) e Benjie (que parece ainda estar na infância é bem bobinho ele). É muito fofo perceber aquele constrangimento genuíno e peculiar da adolescência nas cenas do Cinema, da Farmácia, do livro. 
É um filme que precisa estar na sua listinha... rs. Garanto que não irá se arrepender de dedicar duas horinhas da sua vida para vê-lo. Vai se sentir leve e pronta para acreditar que o mundo pode ser melhor do que o que a gente tem visto. =) 

7 comentários:

  1. Ah, amiga, eu assisti sim esse filme!!! "Houve uma vez um verão", inicialmente me confundi com o nome original, mas na nossa versão ficou mais sensível!O que mais me marcou nele foi a trilha sonora: choro só de ouvir: lindíssima! É realmente lindo e inocente o amor que Hermie sente pela mulher mais velha que ele, mas ainda muito jovem. A sua resenha está perfeita, você conseguiu traduzir toda a ternura e sensibilidade presentes neste belo e nostálgico filme... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, Lilly! O filme, nem preciso comentar, pois transborda sensibilidade. Lendo, bateu vontade de assistir novamente.
    Você escreve divinamente, parabéns!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Ai, meu Deus!!!

    Duas visitas ilustres... A primeira minha amiga linda, minha alma gêmea no cinema...rsrsrs Ci, eu sempre fico boba com seus comentários porque você entende muuuuuuuuuuuuuuuuito mais que eu e sempre acrescenta muito. Obrigada!!!!

    Caruso querido... nem acredito que você está aqui no meu bloguinho. Quanta honra! E que vergonha... rsrsrsrs Fico tão feliz que tenha gostado. Não há técnica aqui...rs... só amor. Não comento de direção, montagem, nada disso... só da emoção que eu senti...
    Obrigada, obrigaaaaaaaaada um zilhão de vezes pelo seu carinho!!!!

    Beijos aos dois!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti, mas agora fiquei cheia de vontade.
    E sim, eu super prefiro o título " Houve uma vez um verão". Tão mais lírico...
    rsrsr

    Bjinhos

    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tb vi, revi e sempre bate nas mesmas teclas do coração.
    Amor, amor, amor e sua descoberta...delicadeza de filme prá qum é romantico como nós!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. j vi centenas e centenas de filmes, ams esse é sem duvida menhuma o filme mais bonito que ja vi, a cena em que ela recebe a noticia da morte do marido qua foi pra guerra, fica sózinha na sala escura chorando, o muléquinho chega chora junto, beija os olhosdela cheio de lagrimas e começam a dança r lentamente sem musica...po é muito bonito cara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cesa,
      Obrigada pela visita!!!! Sim, é uma cena belíssima de um filme que podemos ver e rever um zilhão de vezes com o mesmo entusiasmo. É doce e delicado como o amor deve ser.
      Volte sempre! =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...