domingo, 20 de novembro de 2011

Resenha: Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski

Sinopse - Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski


Numa iluminada noite de primavera, à beira do rio Fontanka, um jovem sonhador se depara com uma linda mulher, que chora. São Petersburgo está mergulhada em mais uma de suas noites brancas, fenômeno que as faz parecerem tão claras quanto os dias e que confere à cidade a atmosfera onírica ideal para o encontro entre essas duas almas perdidas. Em apenas quatro noites, o tímido rapaz e a misteriosa Nástienhka passam a se conhecer como velhos amigos, mas algo vem atrapalhar o desenrolar romântico deste fugaz encontro. Publicada em 1848, esta história faz parte do ciclo de obras que Dostoiévski (1821-1881) criou após amargar uma forte desilusão amorosa e é a última escrita antes da prisão e do período de exílio na Sibéria. (Sinopse - Skoob)



Quero esclarecer que este post será diferente de todos os outros. Não tem como não ser. É a primeira vez que falo de um autor que realmente aaaaaaaaaamo. Sempre tive receio de escrever sobre os meus ídolos... O que eu, simples mortal (rs), poderia falar a respeito de livros tão maravilhosos? Sinceramente, não me sentia digna de fazê-lo. Mas nada como um bom incentivo, um empurrãozinho amigo pra gente ganhar força e ir à luta. Portanto, "Noites Brancas" do meu amado Dostoiévski será o primeiro de muitos outros amores que estão por vir... Milan Kundera, Jane Austen, Clarice Lispector, Florbella Espanca, Virgínia Woolf, Nietszche e Franz Kafka ... Em breve todos eles serão presença constante por aqui. 



Embora já tenha lido alguns livros do Dostoiévski admito que nunca nem tinha ouvido falar (ai, que vergonha) de "Noites Brancas" até o último dia 11/11/11 ... Profético? Sem dúvida! Então, foi nesse dia que eu li um texto maravilhoso escrito pelo Octavio Caruso no site Cinema.com.br sob o título  "Dostoiévski e Visconti" . Fiquei tão desesperadamente encantada com o texto que "corri" ao Submarino e comprei o livro. Na verdade, eu queria o livro e o dvd mas infelizmente o dvd "não estava disponível" (odeio quando isso acontece). 

Enfim, depois de abençoados 9 longos dias de espera ( porque eu moro no fim do mundo ), meu livrinho lindo chegou (ai, que raiva... amassado... tipo de coisa que me tira do sério...). Fiquei mega surpresa por ele ser tão fininho... confiei tanto no excelente gosto do Caruso que não conferi nada a respeito do livro, apenas comprei. São deliciosas e reflexivas 82 páginas que se findam (infelizmente) num literal "piscar de olhos".

O livro é realmente muito bom. Mas, devo alertar aos que não apreciam reflexões sobre a vida, um clima meio denso... depressivo que fatalmente irão achar o livro aborrecido (sinto muito por vocês...rs... eu amo esse tipo de leitura).

Voltando ao livro... Foi o primeiro livro que li em que um dos protagonistas não tem um nome. É verdade, ele é tratado apenas por "o Sonhador". De fato uma forma perfeita de descrevê-lo.  O livro narra as longas caminhadas do Sonhador pelas ruas de Petersburgo. Momentos em que observa as pessoas, suas vidas e tenta afastar a solidão de sua existência. O Sonhador sente um vazio tão profundo que chega a ser divertida a forma como se relaciona com "as coisas" que encontra pelo caminho. É sério... observando casas, rios, transeuntes ele faz deles seus "amigos" ... 

" Mas nunca me esquecerei da história de uma linda casinha rosa-claro. Era uma casinha de pedra tão agradável, olhava de forma tão acolhedora para mim, e de forma tão arrogante para suas vizinhas desajeitadas, que meu coração se alegrava ao passar na sua frente."  (...) "Pintaram-me com tinta amarela. Malvados!" (...) "Quase descarreguei a bílis por causa desse acontecimento, e até agora não tive coragem de visitar minha pobre amiga desfigurada..."
Foi numa dessas caminhadas que o Sonhador encontrou a desiludida Nástienka. Seu choro chamou-lhe à atenção. Aproximam-se. Durante as quatro noites seguintes eles se encontram neste mesmo lugar e trocam confidências, suas vidas, seus amores, seus anseios... É um encontro de almas. A cumplicidade entre os dois cresce gradativamente. É impossível não se enternecer com tanto carinho e amizade que se estabelece entre eles. Eu a esta altura já estou na torcida por um romance...rs... Já ouço até o badalar dos sinos... Tudo bem é exagero, mas eu sou assim! rs... 

Mas o que acontece mesmo? Leia, leia, leia, leia... É só o que posso dizer. Acredite não tem como se arrepender. Os personagens são lindos. Doces, gentis, apaixonados, sonhadores, encantadores... Fascinantes!!!!!

"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios. Vou sonhar com a senhorita a noite inteira, a semana inteira, o ano todo."  
"(...) porque quando estou feliz cantarolo sem falta algo para mim mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem bons conhecidos, e que num momento alegre não tem com quem dividir a sua alegria."



Fala sério... não é lindo? Não dá vontade de chorar? De correr e abraçar o Sonhador? De dizer: Don't worry. I'm here... Oh, my... Por que amor assim não chega para todos?
Gente, foi muito difícil escolher citações do livro pra colocar aqui. O meu livrinho está totalmente marcado... flags pra todo o lado. Recomendo total. Preparem seus lencinhos e divirtam-se!

Todas as Capas que eu encontrei... 


                             
 


3 comentários:

  1. Lilly, que texto lindo!!
    Fico feliz que tenha gostado do livro. Muito obrigado por citar o meu trabalho (generosidade é algo tão raro hoje em dia). Estou ansioso para ler outras resenhas suas!
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  2. keria mto ter disposição para ler Dostoiévski, ultimamente fica dificil, mais um dia ainda lerei... lindo texto!

    ResponderExcluir
  3. A doçura da história me encantou desde as primeiras páginas... E sua empolgação ao falar dessa história que me fez chorar em alguns momentos só me fez perceber como Dostoiévski tem em sua escrita um alcance indescritível, pois emocionou duas pessoas que moram tão distantes, mas que compartilham da alegria de uma boa história... Um linda história de amor. Obrigado pela sua sensibilidade, que sempre me impressiona! Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...