domingo, 11 de agosto de 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Sinopse - O Lado Bom da Vida - O livro que inspirou o filme estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence - Matthew Quick
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança. (Skoob)

Oi, Pessoas!!!

Então... finalmente resolvi escrever sobre meu livrinho lindo. Não dá para descrever em palavras, de forma precisa, quando um livro te toca profundamente. 

Não gosto de falar levianamente sobre os "meus amores", por isso, sempre espero inspiração para falar deles. Ainda não me sinto preparada mas já adiei por demais esse momento*. 

Vamos lá!

Primeira coisa: Tenha em mente que a história é diferente da história apresentada no filme. Isso não desmerece o filme que é muito lindo também. Obviamente, a mídia livro dá ao autor mais liberdade para apresentar um personagem tão denso e peculiar como o é o nosso Patrick. 

O livro conta a história de Patrick e de sua tentativa de reinserção no mundo ao seu redor, após um episódio grave de Transtorno Bipolar. Já tinha visto o filme quando li o livro e não pude evitar ver o Bradley Cooper e a Jennifer Lawrence como Pat e Tiffany no decorrer de toda a trama. 

Patrick é um cara totalmente cativante. É muito difícil não se apaixonar pela sua vontade de mudar sua vida. Sua total dedicação a ser uma pessoa melhor, a ver o mundo sob a ótica do "tá bom demais mas pode ser ainda melhor" é emocionante. Ele tem uma esperança inocente e um jeito doce de fazer diferente. 

Após passar por um triste e grave episódio pessoal, Patrick foi judicialmente obrigado a cumprir pena em uma Instituição para Tratamento Psiquiátrico (que ele chama de lugar ruim). Ele esteve internado por mais de quatro anos, embora o livro não seja bem específico quanto ao tempo de internação podemos estimar um período no decorrer da leitura. Lá ele conhece Danny, um personagem divino... daqueles que são uma espécie de "voz da consciência" não-convencional que vai te arrancar boas risadas - se coloca de forma diferente da apresentada no filme, porém não menos interessante. 
"-Só tenho amor por você." - Pat diz ao irmão mas a frase é do Danny, página 28
No período em que esteve internado, Patrick conseguiu se tornar uma pessoa mais positiva e suprimiu as terríveis lembranças do que aconteceu de fato para que ele fosse levado àquele lugar. Por isso, tudo o que ele deseja fazer ao sair de lá é retomar sua antiga vida: seu casamento com a Nikki, seu emprego de professor e o convívio com amigos e familiares. Tudo isso de uma forma mais valorosa, mostrando a todos ao seu redor que se importa com eles.  
"[...] antes de eu começar a praticar ser mais gentil do que ter razão."             - Pat, página 49
Ao sair do lugar ruim Patrick volta a morar com seus pais pois ainda não pode retomar sua vida como ele tanto almeja. Seus pais são maravilhosos.  A relação é bem diferente da mostrada no filme. O pai dele no livro, é mais distante e durão.
"Meu pai vira a cabeça e me encara, mas não responde a minha pergunta. Ele me odeia. Parece enojado, como se fosse um sofrimento ter de assistir a um jogo na mesma sala que o filho mentalmente perturbado." - Pat, página 31 
A mãe é muito melhor que no filme embora a do filme também seja incrível. Os amigos são os mesmos - basicamente, apenas o Ronnie e sua esposa Verônica. Temos ainda, seu irmão Jake. Um irmão maravilhoooooooooso, daqueles que todos gostariam de ter. Fiquei completamente apaixonada pelo Jake. Aí está, toda a diferença que muito me incomodou em relação ao filme. No filme o irmão do Pat é um GRANDE IMBECIL... Senti tanta raiva do cara... tanta, tanta, tanta que nem dá pra expressar quanta... Enfim, no livro ele é divo *-*
Todos eles de alguma forma vão ajudar Patrick na sua caminhada de recuperação. Tudo isso com auxílio do Dr. Patel - um terapeuta indiano adorável que vai auxiliar Patrick durante todo o processo. Amei o Dr. Patel!
"- As pessoas podem ser cruéis." - Dr. Patel, página 18.
Além dessa turma, Patrick passa a ter uma amizade com Tiffany, irmã de Verônica, que perdeu o marido recentemente e também tem sérios problemas emocionais. Essa amizade diferente vai tirar Patrick de sua 'zona de conforto', de sua meta inicial. Uma relação cheia de altos e baixos, com muitos diálogos fortes, onde a emoção norteia tudo e você assiste tudo com muita ansiedade para que o desfecho desses adoráveis personagens seja o melhor possível. 

Estou completamente apaixonada pela escrita do Matthew - é rápida, fluida e fácil. Você lê tão rápido e tão sem sentir que o livro acaba e você fica com cara de besta querendo mais... hahaha Ele também faz alusão à grandes obras literárias o que torna o livro ainda mais encantador. Das citadas, apenas uma eu não tinha lido, por isso vai o alerta abaixo...


Alerta ao leitor amigo ...

Sinto-me no dever de avisar aos desavisados que ele solta SPOILERS GIGANTES sobre livros já famosos mas que, eu sei, nem todos já leram. Portanto, SEM PREJUÍZO À HISTÓRIA do Patrick, você pode pular as seguintes páginas: 

- Sobre O GRANDE GATSBY ... páginas 12 e 13...

- Sobre ADEUS ÀS ARMAS... páginas 22 e 23 ... Eu recomendo muito é um dos meus livros preferidos de Hemingway.
"Tenho que admitir que, pela primeira vez desde que o tempo separados começou, estou furioso com Nikki por ensinar tal pessimismo em sala de aula. Não vou citar Hemingway tão cedo, nem quero ler outros de seus livros. E, se ele ainda fosse vivo, eu escreveria uma carta para ele agora mesmo e ameaçaria estrangulá-lo até a morte com minhas próprias mãos só por ele ser tão deprimente. Não é à toa que ele se matou com um tiro na cabeça, como diz o ensaio introdutório." - Pat, página 23.
Nesse momento, não pude deixar de pensar no "bom velhinho" George R. R. Martin, quem lê a série As Crônicas do Gelo e Fogo entenderá...

- Sobre A LETRA ESCARLATE... páginas 52 e 53...

- Sobre A REDOMA DE VIDRO, de Sylvia Plath... páginas 109 e 110 ... 
Preciso ler esse livro... parece mais-que-perfeito! 

Maaaaaaaaas, atenção!!!!
- Sobre AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN... páginas 194 a 199...Não dá pra evitar saber dessa história... porque é num momento em que muitas outras coisas são ditas...

- Sobre O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO... página 202... 

Então, o que mais posso dizer? 

Corra, arrume logo um exemplar dessa delícia para conferir. Você vai rir, vai chorar, vai querer muito, muito mais... Porém vai se sentir feliz e acarinhado na alma. Gosto de livros que me fazem sentir assim. Recomendo muitíssimo!

P. S * Hoje é dia 27 de novembro e estou editando a resenha que deveria ter sido publicada em 11. agosto... Sorry!

P.S. O elenco inteiro do filme (fora o irmão poooooooodre) fez parte do meu imaginário ao montar o visual dos personagens mas nenhum caiu tão bem para mim quanto o Chris Tucker como Danny! ;D



4 comentários:

  1. Aguardando ansioso essa resenha! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh... Valeu a espera. Agora posso ler o livro... *o*
    Acho que vou começá-lo na semana que vem, quando terminar o do Zafón que estou lendo. São tantas referências, tanta coisa sobre o livro, que deixarei para comentar mais quando tiver lido o livro e puder falar sobre tudo que você comentou com mais propriedade! ;D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...