quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resenha: Matilda - Roald Dahl

Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar. ( Skoob )

Oi, Pessoas!!!

Finalmente de férias!!! \o/
A intenção é ler pelo menos 10 livros... serão quinze maravilhosos dias!!! A resenha de hoje eu já estava devendo há um tempão... 

Vamos lá!

Que livro gostosinho de ler. Amei! ♥
Fiquei muito feliz ao constatar que o filme foi muito muito muito fiel ao livro. Sempre comemoro quando isso acontece. Simplesmente eu não acho justo alguém pegar um sucesso e alterar de qualquer jeito, só para dizer que alterou... 

Então, o livro conta a história de Matilda... uma menina fofa, extremamente inteligente, de quatro anos, que é a caçulinha de uma família loooouca. A família é composta de pai, mãe, Matilda e o irmão. 

O Sr. Losna (pai de Matilda) é um comerciante de carros usados, trambiqueiro e aficionado por tv... Acredita nisso? 
A Sra. Losna é uma criatura vaidosa, displicente e viciada em jogos... seu maior hobbie consiste em ir ao bingo todas as tardes. 
O irmão de Matilda, no livro, é bem apagadinho. Nem cheira nem fede mas é bem melhor do que a versão chata do filme. Ele segue os moldes do pai mas não provoca a Matilda.  

Matilda vive praticamente sozinha... seu pai sai para trabalhar, seu irmão para estudar e a mãe para jogar. Não imaginava que ela tivesse tão pouca idade. Muito diferente de seus pais, Matilda gosta de ler e descobre uma biblioteca próxima a sua casa. A partir de então, seus dias passam a ter um novo colorido. Ela lê de tudo um pouco, sempre com auxílio da Sra Felps, a bibliotecária. 

Quando começa a levar os livros para ler em casa, seu pai implica. Ele quer que ela veja tv. Acha que tudo o que Matilda deseja com a leitura é ser mais esperta que a família... (ô dó da menina). Em um de seus discursos contra os livros, o pai de Matilda chega a rasgar um livro da biblioteca. 

A menina resolve então aplicar alguns "corretivos" no sem noção do pai... rs e como vimos também no filme muitas travessuras de Matilda com o pai serão momentos de grande alegria para nós. 

Como ela aprendeu a ler e escrever sozinha, Matilda nunca havia ido a escola mas, depois de muito insistir, consegue que o pai a matricule em uma escola. Lá, ela conta com a ajuda e incentivo da professora, a Srta. Jenni. Sua professora, logo descobre sua genialidade e as duas desenvolvem uma grande amizade. 

Infelizmente, Matilda terá que lidar com a Sra. Taurino, a diretora da escola. Uma mulher bem louca que não gosta de crianças e tudo que faz é atormentar e perseguir os alunos. Muitas aventuras e desventuras são vividas por Matilda nesse novo ambiente.

Recomendo muito muito muito a leitura. É rapidinho de ler e você não vai se arrepender. Divertido, leve e cheio da amor pelos livros *-* ♥

2 comentários:

  1. Boas férias amiga, quero ver todos os livros que ler :)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raffa!!!
      Obrigaaaaaaaaaada!! Em breve, teremos muitas resenhas! ♥
      Beeeeeeeijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...