sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resenha: DEXTER - A Mão Esquerda de Deus - Jeff Lindsay - Volume 1



Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima. (Sinopse - Skoob)




SEM SPOILERS

Primeiro veio a série de tv que me foi indicada pela Cirleide (uma amiga muito querida). Ela me falou sobre como a série era maravilhosa e tal, na qual um serial killer trabalhava inocentemente para a polícia. Oi? ... Falou com tanta paixão que eu fiquei louca pra conhecer o charmoso assassino. Mas esqueceu de me alertar sobre o seu poder viciante. Falha grave. Eu te perdoo, amiga!


Comprei então, todas as temporadas disponíveis e baixei as demais da net. De repente eu me vi completamente viciada e sem nada disponível pra ver. Teria que aguardar até setembro para ver a sexta temporada. Como assim?


Desesperada... em crise de abstinência do "querido e cativante" Dexter... descobri os livros... Comprei os quatro já publicados no Brasil e voilà... um consolo para aguardar com menos ansiedade pelos próximos episódios. 


Fiquei surpresa e muito feliz com a narrativa do Jeff Lindsay. Ele é simplesmente incrível. Excelente escritor. A leitura é divertida, leve, rápida e até as descrições dos crimes terminam suavizadas pelas piadinhas e o senso de humor perfeito de Dexter.


Neste volume, Jeff apresenta os personagens envolvidos na história desse apaixonante serial killer (alguns com uma participação bem diferente da série de tv), o Código do Harry (pai adotivo do Dexter), etc.

O livro dá início à narrativa da história de vida de Dexter Morgan (personagem principal). Perito em análise da trajetória dos borrifos de sangue, Dexter trabalha para o Departamento de Polícia Metropolitana de Miami. Porém, Dexter mantem secretamente algumas atividades extracurriculares - ele mata assassinos que a justiça deixou escapar.

Dexter , o serial killer,  teve origem com a trágica morte de sua mãe biológica. Dexter, como ele mesmo diz, é 'nascido do sangue'. Adotado pelo policial que o encontrou na cena do crime de sua mãe aos 2 anos de idade, Dexter foi criado em uma verdadeira família - Harry (o pai adotivo), uma mãe e uma irmã a Policial Deborah Morgan. A medida que crescia Dexter deixava transparecer um comportamento diferente das outras crianças e uma personalidade irriquieta de "matador" que não passou despercebida ao experiente policial Harry. Então, Dexter  foi orientado pelo pai a assumir uma espécie de 'máscara social' e tentar ser o mais 'normal' possível.


A história é muito muito muito parecida mesmo com a primeira temporada da série de tv o que não é estranho já que o livro foi base para a mesma. Entretanto, tem três grandes diferenças. Três fatos que tornam o primeiro livro completamente diferente da primeira temporada e que para mim causaram as seguintes reações:


Fato 01 - Um dos personagens morre mas isso NÃO ALTEROU o prazer e a vontade de ler os outros livros, por sinal não fez diferença. 


Fato 02 - Um dos personagens não morre. Até agora não sei o que pensar a respeito disso. A priori, não alterou o decorrer dos outros livros e o mais estranho ... praticamente nem foi mais mencionado.


Fato 03 - Um dos personagens DESCOBRE o segredo do Dex ... isso mexeu comigo e realmente acho que fez alguma diferença, principalmente, a partir do terceiro volume... me incomodou um pouco. 


De qualquer maneira conhecer o verdadeiro Dexter, o original, o "que deu origem a" série... foi maravilhoso! Ele é bem mais charmoso, divertido e envolvente que o da série de tv... Talvez falte nele a doçura que o Michael C. Hall emprestou ao personagem na tv porque o Dex do livro é cruel, egocêntrico, convencido e até meio arrogante...
"Abri os olhos. Eu estava refletido no espelho. Olá, Dexter. Teve um sonho, meu velho? Interessante, não? Três mulheres, hein? Mas era apenas um sonho". (pag. 182) 


Enfim, recomendo 100%!

2 comentários:

  1. Ah, amiga!!Eu lembro quando postei sobre a série no face e você disse que já conhecia, mas que tinha ficado realmente com vontade de assistir... E agora, está mais expert em Dexter que qualquer um que eu conheço, porque eu mesma só li o primeiro livro!! E faço minhas suas palavras: quem ler essa resenha vai sair correndo comprar o livros: está perfeita!!! O livro é incrível mesmo, mas a série... tem o Michael C Hall, né?...Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga linda!

    Que alegria quando você vem nos visitar. O bloguinho agradece! rsrsrsrs

    Ainnnn Ci, o Dex é a minha vida. Nunca pensei que alguém conseguisse ser páreo para o meu amor pelo Johnny Depp, mas o Michael C. Hall conseguiu. E a culpa é sua! rsrsrsrs

    É sério. Como é bom quando a pessoa sabe imprimir amor às suas declarações. Você falava com tanto entusiasmo que não pude deixar de ver a série e comecei pela terceira temporada, a única que estava disponível para compras imediatas... rsrsrs

    Beijooooooooooooos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...