quarta-feira, 1 de maio de 2013

Resenha: A Guerra dos Tronos - As Crônicas do Gelo e do Fogo - Vol. Um - George R. R. Martin

Sinopse - A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um - George R. R. Martin

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. (Skoob)

Oi, Pessoas!!!!

Já tinha comprado o livro desde o Natal passado. Entretanto, não tinha planos de ler tão cedo porque eu só queria ler quando estivesse com todos os volumes em mãos. O problema é que a série tem me deixado em comichões. Sério... esperar pelos episódios tem sido uma tortura. Daí, resolvi encarar o volume Um. O único que tinha por conta da falta de grana, mas o livro é tão divinamente maravilhoso que já comprei o volume Dois e creia, ainda esta semana comprarei o volume Três porque não me aguento de curiosidade... Enfim, livro lido... livro resenhado. 

Vamos lá...

O livro é incrível! Tão bem escrito. A forma como o George R. R. Martin apresenta os personagens é suave e ao mesmo tempo estimulante. Os capítulos levam os nomes dos personagens centrais naquele momento da trama. Isso é muito legal porque não nos tira o norte da história mas, ao mesmo tempo, nos dá um pouco da ótica do personagem sobre o que está vivendo. Os personagens são muito bem construídos e de uma complexidade apaixonante. Todos os detalhes criados pelo autor, todos os pormenores nos encantam e nos levam a amar o "bom velhinho" George. Sinceramente, é um autor que não peca por excesso. Tudo tem o seu porquê e o emaranhado dos seus trocentos personagens é perfeitamente lúcido e consistente. *-* Amando loucamente!

Estou muitíssimo feliz por ver que a série está sendo 99% fiel aos livros. Só constatei uma diferença em relação à idade dos personagens, o que não atrapalha o desenrolar da história. E, obviamente, mais informações sobre a personalidade e caráter dos personagens; detalhes fornecidos pelos pensamentos dos mesmos, disponíveis apenas no livro. Evidentemente, saber o que levou o personagem a agir de determinada maneira, é bastante elucidativo na hora de entender o porquê de algumas situações. Eu, por exemplo, finalmente passei a suportar a Sansa. Era a única personagem da série que eu de fato não suportava. 

É isso que muita gente não entende nas minhas pontuações sobre livros, filmes e séries... O que me faz não gostar de um personagem não é o fato dele ser "do mal", ser vilão, ser feio ou chato... é ser inexpressivo, "sem liga", sem charme...  ****

Para quem já viu a série não tem muitas surpresas. Para quem não viu... A história se desenrola em uma terra chamada de Westeros - composta por 7 reinos. Em função de situações diversas, os representantes dos 7 reinos se veem envolvidos em um conflito, agravado pela morte "repentina" de um dos personagens, levando-os a uma verdadeira guerra.

Basicamente, a luta pelo trono é o que move a história. Porém, o caminho para o trono é tortuoso... Envolve política, casamentos, traições, mortes... É preciso desconstruir um mundo para se fazer o novo... Muita dor e muito sofrimento é o rastro que fica...

Personagens preferidos até o momento...

Os 6 lobinhos *-*
Jaime e Tyrion Lannister...
Jon Snow...
Arya e Robb Stark
Khal Drogo
Daenerys Targaryen
Shae

PERFEITO! Recomendo e recomendo...
Nota? MIL!!!! 
"Um livro deste tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos." ( pg. 589 - O autor)

7 comentários:

  1. Ahhhh... Sou suspeito para falar do Martin e de seus personagens... Sou um apaixonado por sua trama, por seu mundo, pela forma como sua narrativa e multiplas perspectivas me apresentam uma experiência sempre prazeirosa e divertida! Meus personagens favoritos:
    Jon, Tyrion, Jaime, Aria, Danny e Cersei!
    Amei sua resenha (como sempre muito bem escrita e localizada, e apaixonada, é claro...)
    Beijo enorme!

    Wickham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tá no volume 5, né?
      Eu não suporto a Cersei! =P

      Excluir
    2. Sim, estou no quinto... e se vc observar o recado abaixo eu lhe avisei para não se apegar a ninguém... xD

      Excluir
  2. Uma dica: não se apegue a ninguém!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu seeeeeeeeeeeeeeeeeei! Que vontade de torcer o pescoço do velhinho rsrsrsrsrsrs
      ;)

      Excluir
    2. eu já nem sinto mais essa vontade... já me acostumei... acredite... pelo menos os meus personagens mais mais eu sei que irão até o final... xD

      Excluir
    3. Não gostei nadinha de algumas mortes... mas sei que fazem sentido. Tem um personagem que você curte que por mim já teria morrido no primeiro volume... =P

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...