quinta-feira, 6 de junho de 2013

Filme: Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo


Título Original: Seeking a friend for the end of the world

Ano: 2012
Duração: 101 min
Direção: Lorene Scafaria
País de Origem: EUA

Elenco: Steve Carell (Dodge) , Keira Knightley (Penny), Martin Sheen (Pai do Dodge), William Petersen (caminhoneiro), Tonita Castro (Elsa)... e muitos outros.

Oi, Pessoas!!!

Hoje vamos falar de um filme que, infelizmente, só assisti na net até agora. Digo infelizmente porque sou daquelas que gosta de ver e rever o filme um zilhão de vezes. Que dá pause para copiar frases... Que volta e revolta a imagem quando a cena é linda. E assistindo online é complicado fazer isso. E assim, chego aonde quero... O filme é tão bom, mas tão bom, que vi 3x na net, mesmo não curtindo isso. *-* 


Então, este não é mais um filme sobre catástrofes propondo o fim do mundo... Opa! Então, qual o sentido do título? Você deve estar se perguntando... Na verdade, o mundo vai acabar. Isto é fato, já tem data e hora certa para que ocorra. Porém, o enfoque do filme não é na catástrofe em si, mas na reação das pessoas quando isso é certo e preciso, quando já não há escolha porque não há para onde fugir... todo o planeta será atingido.

Oh, My!!! 

Eis que surge em cena Dodge, interpretado pelo meu amado e idolatrado Steve Carell. 

Dodge é um cara que trabalha em um seguradora... (pense em um trabalho inútil quando o fim está próximo...rs) e acaba de ser abandonado pela sua esposa. Não bastasse isso, o mundo vai acabar. O que fazer? 


Dodge, decide continuar trabalhando e levando a vida normalmente. Algumas cenas dele no trabalho são particularmente interessantes pela carga de dramaticidade que envolvem. É aquele famoso... 

"Seria cômico se não fosse trágico"


Em casa, a situação se mantém igual e Dodge tem uma relação muito divertida (no mesmo tom trágico-cômico) com a sua diarista Elza.

Elza parece não se dar conta da gravidade da situação, talvez pela barreira linguística (isso não fica muito claro no filme) e tudo que faz é cobrar de Dodge a compra de mais "limpa-vidros".


Ele por sua vez, está sempre tentando fazer com que ela vá pra casa ficar com a família. 

Afinal... Quem precisa de "limpa-vidros" quando o mundo está acabando? 

São momentos de riso garantido que eu amei. 

Steve Carell sabe como ninguém fazer aquela cara de cachorro que caiu da mudança, carente de colo e afeição. Assim, por mais engraçada que seja a cena, a gente sempre se apieda dele. 


A relação com os amigos também se mantem normalmente. Alguns decidiram parar de trabalhar e seguir festejando até o fim. Muitas cenas de grande questionamento moral e reflexão acontecem durante essas festas. 

Crianças devem beber? Fumar? Eu devo sair pegando todo mundo? Ninguém é de ninguém? Devo ficar com alguém a qualquer custo só pra não "acabar sozinho"? Nada disso combina com Dodge.



Em meio a toda essa confusão ...
trabalho sem sentido, amigos loucos, empregada sem noção e caos estabelecido na cidade (saques, quebra-quebra, roubos, assassinatos)... 

O mundo está tão louco que deixam um cachorro sob os cuidados dele enquanto ele estava desmaiado em um parque (este cachorro passou a se chamar "SORRY"...  



Nesse período, Dodge conhece sua vizinha Penny. Uma apaixonada por vinis, que acaba de terminar com o namorado e está em crise existencial por nunca ter visitado muito os pais e por ter perdido o último voo para sua cidade.

Penny é vizinha de Dodge há 3 anos e sempre recebeu sua correspondência por engano. É assim, que Dodge descobre que um grande amor de adolescência tentou localiza-lo para resgatar o romance quando o fim foi anunciado. 

Os dois partem em uma grande aventura cruzando o país em busca de localizar a ex de Dodge e rever os pais de Penny. 


Muitas coisas acontecem no decorrer do caminho. Eles passam por inúmeros perrengues e tudo muda. 

O filme é maravilhoso! 

Extremamente reflexivo. Vi muitas críticas falando mal por causa do final... Meu Deus, como as pessoas podem ser estúpidas as vezes. Também vi muita gente sobre o filme "ser lento", ou como "faz dormir"  ou falando que não imaginava que o Carell fosse bom ator... Oi? 

Bom, enfim... 
Quem pode agradar a todos, não é mesmo?
Recomendo muitíssimo!!!!

2 comentários:

  1. Tel, muito bom o post sua linda. Adorei a forma como vc falou de Dodge(Steve) e o seu relacionamento com os principais do filme. Principalmente com a Elza(dei muitas e muitas rizadas nessas cenas hehe): "Quem precisa de "limpa-vidros" quando o mundo está acabando?". Então, adorei seu post princesa como sempre adoro a todos, sou fã número 1 do seu blog e se tivesse um amigo para se ter no fim do mundo, eu nem precisaria procurar, pois já achei há muito tempo e essa amiga é você! *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnnnnnnnnnn, que fofo! Muito feliz de ter sido escolhida para ser sua parceira de fim de mundo... *-*
      Nossa, to até sem jeito! Lindo demais! Obrigada meu amigo linnnnnnnnndo!!!!
      beijooooooooo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...