quarta-feira, 27 de junho de 2018

Projeto de Leitura - Casos e contos

Foto Autoral
do livro "Todos os Contos"
CLARICE LISPECTOR
_ O Triunfo _

Oi, Pessoas!!!

Tô muito animada! Tenho feito as escolhas certas de leitura. É sério. Resolvi ler, na sequência do meu projeto de leitura, um conto da Clarice e que conto maravilhoso. 

Comecei com "O Triunfo". O conto relata a história de uma mulher que acorda um determinado dia e percebe que seu companheiro se foi. Talvez você esteja pensando que o tema seja muito comum e já muito explorado. Mas me diga o que, no nosso cotidiano, não poderia ser transformado em poesia pela nossa diva Clarice?

A história se desenvolve através do despertar da personagem. Não apenas o físico mas também o emocional. Enquanto recria o despertar físico da personagem e toda a sua percepção do universo ao seu redor, Clarice nos apresenta memórias da relação que a mesma tinha com seu companheiro. 

Todo mundo que já viveu algum tipo de relação mais duradoura, sabe o quanto é difícil perceber o enorme vazio que a partida do companheiro deixa em todos os cômodos da casa e, principalmente, em nossas vidas. Isso acontece com a nossa personagem. 

Foto Autoral - Imagina ouvir algo assim do cara que tá contigo... 
Ao longo do dia, ela vai vivenciando todos os estágios de um término. Primeiro, percebe que acabou mesmo. Segundo, procura entender o porquê relembrando situações e discussões que viveram. Terceiro, toma consciência de que ele não voltará.  Quarto, começa a buscar alegrias no que sobrou de sua vida. Quinto, se percebe podendo existir sem o outro. E, por último mas não menos importante, se sentindo feliz, capaz de seguir em frente ela recobra a esperança de que "ele voltaria". 

Como assim? É sério isso? Pessoas, que nó que a Lady Lispector deu em mim... Já estava comemorando a vitória da personagem... e de repente... caímos em um redemoinho sem fim, girando sobre o mesmo lugar. Amei! Amei! Amei! 

Passada. Recomendo que leiam. Acho muito verdadeiro... já passei por isso. Por favor, tentem ler ouvindo a música do Nando Reis, "Eu e Ela", se encaixa com perfeição.


2 comentários:

  1. estou re-lendo Outono do Patriarca do Gabriel Garcia Marques

    ResponderExcluir
  2. Oi! Seja bem vindo(a)!
    Nunca li Outono do Patriarca. De Gabo só li Cem Anos de Solidão.
    Boa leitura e volte sempre!
    bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...