domingo, 10 de julho de 2011

Resenha: DEXTER No Escuro - Jeff Lindsay - Volume 3

  

Uma nova onda de assassinatos volta a perturbar a população de Miami. Os corpos são encontrados carbonizados, sempre com um pé descalço e decapitados. É assim que o mais novo serial killer da cidade consegue provocar Dexter. Porém, desta vez, o investigador terá que desvendar esse mistério sozinho. Aquela voz sussurrante que lhe inspira e dá ânimo desaparece, deixando-o no escuro. ( Sinopse Skoob )


Esta resenha contém inevitáveis SPOILERS por se tratar do terceiro livro... sorry!

Bom gente, pra começar eu quero pedir que abstraiam todos os conceitos já estabelecidos em relação ao nosso querido Dexter. Por quê? Porque expectativas levam a frustrações. 


Já desprovidos de concepções prévias, se preparem para o novo Dexter. Ainda charmoso e divertido, mas... Opa, Dexter sozinho? O que foi feito do seu companheiro de sempre - O Passageiro das Trevas?


Pois é pessoal, no terceiro volume da série, encontramos um Confuso e Solitário Dexter, bem diferente daquele ao qual estamos acostumados.
"Abri meus olhos mais por estar surpreso do que por qualquer outra coisa. Não conseguia me lembrar de outra ocasião em que o Passageiro não tivesse algo a dizer a respeito de nossa coisa favorita. Mas lá estava ele, não só se abstendo, mas também se escondendo." Pg. 41
Mesmo com a ausência do Passageiro, nosso Desolado Dexter tenta ajudar a Sargento Morgan (sua irmã Debs) a encontrar um novo criminoso que começa a realizar uma série de assassinatos pela cidade, atraindo novamente o olhar e a cobrança da imprensa sobre o Departamento de Homicídios de Miami. O Capitão Matthews resolve designar Deborah para chefiar as investigações.


O modus operandi desse assassino envolve uma espécie de ritual macabro com corpos queimados, cabeças cortadas e idolatria de animais. No lugar das cabeças das vítimas, o assassino coloca uma cabeça de touro de porcelana. Buscando encontrar uma resposta para o caso, Debs Dexter, seguem em várias direções, chegando a cogitar a hipótese de ser um ritual de Santeria ou  Candomblé, nesse momento até mencionam o nosso Brasil... só pra variar. 


Dexter está mergulhado na escuridão e totalmente perdido com o silêncio do Passageiro. Para completar, o Sargento Doakes reaparece e, mesmo sem falar, seu olhar ainda diz: Eu tô de olho em você, seu Filho da Puta!
"Pelo visto não. Doakes me encarava como se fosse o cão mais faminto do mundo e eu o último bife. Sempre pensei que ele me olhava com veneno suficiente para acabar com todas as espécies em extinção da lista. Mas isso era o sorriso de uma criança cabeluda em um dia de sol se comparada ao jeito que ele me olhava agora." Pg.64
Pois é, e como "miséria pouca é bobagem", o nosso Desafortunado Dexter, precisa lidar com buffet, flores, música, tudo fruto de um pedido de casamento  feito acidentalmente a  Rita (sua namorada) no volume dois. Hã? É isso mesmo gente. Dá pra imaginar Dexter casado?


"Tudo ia muito bem. Durante dois anos, Dexter e Rita trilharam um belo caminho pela vida social de Miami, sendo notados e admirados em toda parte. Mas então, por uma série de eventos que podem deixar um observador esclarecido meio cético, Dexter e Rita ficaram noivos acidentalmente." Pg. 15
O velho Dexter sem poder "brincar", ocupado com os preparativos do casamento, acompanhado de perto pelo Observador, cobrado por Deborah e tentando assessorar Cody e Astor (filhos de Rita agora seus pupilos), se rende a intensos e profundos momentos de reflexão.


Neste volume, o terceiro da série, nós temos uma maior participação do Vince Masouka, outro perito de laboratório do Departamento de Homicídios, em um papel bem diferente do realizado na série. 


Angel Batista aparece algumas poucas vezes e aí temos mais uma diferença em relação a série. Deborah continua seu relacionamento com o agente especial Kyle Chutsky que tem pouca participação neste volume.

Bom, é isso. Eu gostei do livro. É bem escrito como todos os outros mas, para mim, faltou D.E.E.E.E.X.T.E.R!!!! Esse Dexter muito contemplativo e pouco atuante, até meio deprimido me deixou desolada...rs



Não sei se vocês perceberam, mas sempre coloquei um adjetivo na frente do nome Dexter, é porque durante todo o livro ele se trata assim...rs... lembra até um desenho antigo que tinha uma hiena que só reclamava da vida, suspirando e dizendo..."Oh, dia! Oh, vida! Oh, azar!" rsrsrs.


Então, aqui vai um conselho. Se você ainda não viu a série ou ainda não leu os volumes um e dois dos livros e, por acaso, der de cara com este Dexter no Escuro,  NÃO LEIA!  . Tente ter os dois primeiros volumes como leitura inicial. Mesmo que um não dependa do outro, procure lê-los na sequência e não haverá arrependimentos.



3 comentários:

  1. Nossa! Nossa! Sou viciada em Dexter, tanto nos livros, como na série LOL Curti a resenha (: Só acho que o Quarto livro, o Dexter, não estava tão Dexter ): Mas ok! Esse livro foi muito bom, Dexter no Escuro x3

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  2. Não li tudo, porque ainda não vi a série e nem li os outros livros USHAUSHAUSHA Mas sou doida para ler esta série de livros (e assistir aos episódios). Todo mundo comenta que é super foda. E para ganhar quatro estrelinhas, tem que ser mesmo, haha. Beijos!

    Rachel Lima - EtCoetra

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, obrigada Carol e Rachel pela visitinha e comentários. \o/

    Carol,
    Tenho certeza que se vc ama o nosso Dex e olhar com carinho verá que o volume dois foi de longe o melhor dos 4 volumes ... no terceiro ele dá uma esfriadinha... e no quarto ele volta ao "trampo" rs. A série é perfeita e imbatível, pelo menos para mim. Afinal, Michael C Hall deu vida ao personagem mais cativante dos últimos tempos.
    Bjs

    Rachel,
    Amiga, garanto que vc vai ficar arreada dos quatro pneus e estepe pelo nosso Dexter. Ele é perfeito!!! \o/

    Bjssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...