sábado, 13 de agosto de 2011

Filme: Sob o Sol da Toscana

Que tal arrumar as malas e partir rumo à Itália? Melhor dizendo, que tal excursionar pela Toscana? Passaporte na mão e vontade de viver na mala! E você, Onde você está agora?


Título Original: Under The Tuscan Sun 
Ano: 2003
Diretor: Audrey Wells
Estilo: Romance
Elenco: Diane Lane, Sandra Oh, Lindsay Duncan e Raoul Bova
Duração: 113 min





Oi, Pessoas!!! 

Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora, professora e crítica literária que acaba de passar por um terrível divórcio. De repente, toda a sua vida está de pernas pro ar e sem o menor sentido.  Ela sente tanta dor e um vazio tão transparente que até o seu advogado se compadeceu e disse:  
“Someday, you’re gonna be happy again.”
( Advogado “baixo-astral” da Frances)

(Pense num homem chato, insensível e asqueroso, que parece até advogar pro cara, nojento mesmo... aff... tive tanta vontade de dar nele...)

Mas, Frances não está sozinha no mundo. Ela tem suas amigas . E , Patty, sua melhor amiga, resolve fazer um jantar de comemoração pelo divórcio  e lhe diz:

“O começo e o fim devem ser assim, alegres, alegres, alegres... Pena são os péssimos anos que ficam no meio.”
( Patty - Amiga da Frances )

Durante o jantar, mesmo com toda a relutância de Frances, Patty lhe oferece uma viagem para a Toscana (Uau! Fala sério, como se consegue uma amiga assim? Rsrsr). Acredita que a Frances não queria ir? Mas, nada que um bom argumento amigo daqueles carinhosos feito tapa na cara, não resolva... Acorda criatura...

“Como pode dizer não à Toscana? É a sua depressão falando!”

“Você corre perigo. Perigo de nunca mais se recuperar... 
Sabe quando você se depara com uma daquelas pessoas vazias e a gente pensa : O que houve com você? ” (Patty - Sandra Oh) 

Depois de tantos argumentos, só sobrou a Fran embarcar nessa doce aventura a caminho da Toscana. Afinal, é uma excursão gay à Toscana, o que poderia acontecer de ruim?
Porém, durante a viagem, Fran se rende à magia deste belo lugar e quando menos espera se vê dona de uma bela e mal-conservada casa  - Bramasole - com terras que levam dois dias e dois bois para arar.
E, no decorrer de todo o filme, nós vemos Fran em meio a reforma da casa e enfrentando as situações mais inusitadas. Nesse caminho, ela vai criando laços e demarcando território, recriando a sua vida perdida. 

Os personagens são maravilhosos - dos pitorescos como o vizinho Plácido e sua família, o empreiteiro Nino e seus ajudantes pedreiros poloneses Jerzy (prof. de literatura), Pawel e Zbignew ; aos poéticos como o advogado e novo amigo "Senhor Martini" e a bela Katherine.

Os relacionamentos, a amizade, a família são pontos abordados no filme de uma forma tão pessoal e comum que chega a ser um “espelho” assustador. Confronte a vida, o medo da solidão e a vontade de ter uma família (um casamento, filhos, alguém pra quem cozinhar...)

Enfrentar os seus medos tendo por cenário a Toscana não é nada mau. Ainda mais com todos os garbosos e estereotipados italianos (para todos os lados tem um italiano gato, cheio de galanteios e totalmente sem noção pronto pra te atacar...rs... exagero, né?) Isso é um charme a parte no filme. Além disso, tem as músicas e toda a alegria esfuziante tão peculiar à Itália.

Maravilhoso, perfeito! Recomendo total. 


2 comentários:

  1. ADOROOOOOO!!!! O filme faz com que a gente sinta junto com a Frances todos os seus sentimentos, desde sua tristeza devastadora do início, sua louca idéia de comprar uma casa na Itália, a busca de si mesma e a descoberta de um grande amor... Uma brilhante interpretação de Diane Lane, belíssimo cenários e uma linda trilha sonora! Se eu já tinha vontade conhecer Positano desde que assisti ONLY YOU em 1992, depois desse filme virou obsessão!!! E que venham muitas joaninhas pra nós, né, amiga?

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Estou bem nas fases de esperar as joaninhas...kkkk
    Muito feliz, cuidando da 'casa'...
    Seus comentários sempre perfeitos!

    Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...