terça-feira, 23 de abril de 2013

Trechos Preferidos - Razão e Sensibilidade - Jane Austen


Imagem da Minissérie Sense and Sensibility - BBC 2008
"- De seu bom senso e de sua bondade - continuou Elinor - acho que ninguém que tenha tido com ele uma conversa franca pode duvidar. A excelência da sua inteligência e dos seus princípios só pode ser ofuscada pela timidez que muitas vezes o faz permanecer calado. Conhece-o o bastante para fazer justiça ao seu grande valor. Porém, sobre suas menores inclinações, como as chamas, algumas circunstâncias especiais mantiveram você mais ignorante do que eu. Ele e eu muitas vezes passamos um bom tempo juntos, enquanto você se dedica completamente a mamãe, guiada pelos mais afetuosos princípios. Vi muitas coisas nele, estudei seus sentimentos e ouvi sua opinião sobre assuntos de literatura e gosto: em resumo, ouso dizer que a mente dele é bem informada; que seu gosto pelos livros, excessivamente grande; sua imaginação, viva; sua observação, justa e correta; e seu gosto, delicado e puro. Seus talentos, sob todos os aspectos, ganham com a familiaridade tanto quanto suas maneiras e pessoa. À primeira vista, seu trato certamente não impressiona, e sua pessoa dificilmente pode ser considerada bonita, até se perceber a expressão dos seus olhos, excepcionalmente bondosa e a doçura geral de suas feições. Agora eu o conheço tão bem que o acho realmente bonito, ou pelo menos quase. O que me diz, Marianne?"

(Trecho do livro “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen - Editora Martin Claret - 2ª. Edição - 2009 - páginas 25 e 26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...