segunda-feira, 20 de junho de 2016

Filme: Antes que Termine o Dia

Título Original: If Only
Ano: 2004
Duração: 92 min
Direção: Gil Junger
Gênero: Romance, Drama
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Paul Nicholls, Tom Wilkinson, Lucy Davenport, ...



Oi, Pessoas!!!

Nem sei dizer quantas vezes vi esse filme. É muito muito muito lindo. Um  retrato fiel das dificuldades que temos para equilibrar o amar e o demonstrar que se ama. Não seria essa a maior complexidade do amor? A maioria dos atritos nos relacionamentos não se dá em função dos ruídos na comunicação?  



Bora lá, comentar... 

O filme conta a história de amor de Samantha e Ian. Samantha é norte americana e está na Inglaterra estudando música no melhor conservatório de Londres. Ela vive já há algum tempo com Ian que trabalha com investimentos. 

A relação dos dois é, como tantas outras, cheia de falhas de comunicação. Ian é distante e pouco demonstra seus sentimentos. Samantha se ressente disso e claramente 'já entregou a toalha'. Podemos observar nitidamente que ela está cansada de pedir mais atenção e ele, por sua vez, acha que nunca faz o bastante e se sente incapaz de fazê-la feliz.  



Hoje é um dia importante para Sam, ela está se formando no conservatório de música após três longos anos de estudo e dedicação. Infelizmente, Ian esqueceu disso e fez outros planos para o casal. Samantha mais uma vez se entristece ao perceber que nenhum acontecimento seu é importante o suficiente para que seja prioridade na vida de Ian. Ele não valoriza seu trabalho, seus alunos, sua música ou sua família. Após a formatura, Sam irá visitar a sua família e tudo que ela deseja é que Ian a acompanhe e seja, finalmente, apresentado aos seus familiares. Acontece que Ian rejeita a proposta preferindo se dedicar ao seu trabalho.    



Não entenda mal, Ian não é um cara ruim. Ele apenas age de forma egoísta colocando sempre suas necessidades em primeiro plano. Obviamente, isso evidencia que ele não sabe amar. Amar é equilibrar as suas necessidades e as do seu companheiro para que a relação evolua de forma satisfatória e harmoniosa para ambos. 


Não entrarei nos pormenores do filme porque não quero estragar a experiência de vocês. Mas posso adiantar que algo acontece no decorrer desse dia. Um dia que seria decisivo para eles, com a formatura de Samantha e a grande reunião de investimentos de Ian - suas carreiras profissionais e vidas se definiriam a partir dali. Mas para Ian tudo muda. Ele se vê constantemente questionado sobre suas escolhas e seu proceder diante delas. É lindo ver o amadurecimento dele, o seu esforço para se tornar uma pessoa melhor e demonstrar para Sam que ele pode ser o cara que ela sempre sonhou. 



Por outro lado, é difícil não se emocionar com a carinha surpresa e absurdamente feliz de Samantha a cada gesto desse Ian encantador que ela sempre soube que existia. O Ian que é tão fácil de amar... 

As atuações são incríveis, a fotografia é linda... e tudo é regado a muita chuva, neblina e uma trilha sonora sensacional!!! Bom é isso, recomendo muuuuuuuuuuuuuuuito! Pegue seu lencinho porque viverá muitas emoções mas terá, ao término do filme, aquela sensação incrível de conforto que só o amor pode trazer.   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...