quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Filme: Prenda-me se for capaz




Prenda-me se for capaz

Título Original: Catch Me If You Can
Ano: 2002
Diretor: Steven Spielberg
Estilo: Aventura
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks 


Oi, Pessoas!!!


Esse filme é muito bom. Baseado em uma história real, “Prenda-me se for capaz”, conta a história de um garoto chamado Frank W. Abagnale Jr (Leonardo DiCaprio). Filho único de um estranho casal (não quero ser fatalista, porém mais uma vez a “família” é origem formadora da mente desvirtuada de alguém). O pai, um sonhador de ego insuflado que se orgulha de ter ‘comprado’ o amor da esposa. A mãe, uma interesseira que não pensa duas vezes para livrar-se do casamento quando o dinheiro desaparece e os problemas acontecem. 

Estamos nos anos 60. Com a falência do pai e o confisco dos bens pelo governo, o divorcio tornou-se inevitável e Frank Jr., com 16 anos teria que optar entre viver com o pai ou a mãe. 
Para evitar a escolha Frank Jr. foge e, a partir de então, começa a utilizar cheques sem fundos para sobreviver. Daí para se tornar um grande fraudador do sistema bancário descontando seus cheques fraudulentos por todo o país foi um “pulinho”.

Parece que o crime realmente contamina, contagia ( a personagem de Diane Keaton disse isso no filme “Loucas por amor viciadas em dinheiro” ) porque o Frank vai se enrolando mais e mais e cometendo um crime atrás do outro. Aperfeiçoando as fraudes e os disfarces chegou a fingir-se de piloto, médico e advogado. Conseguiu uma pequena fortuna de alguns milhões de dólares através dos golpes que aplicou em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Detalhe, tudo isso antes dos 21 anos. 

Desde o início foi perseguido por Carl ( Tom Hanks) um agente do FBI especializado em fraudes ao sistema financeiro. De alguma forma criou-se uma relação entre eles. Talvez pela pouca idade e desamparo de Frank. 

Durante todo o filme Frank Jr, mantém contato com seu pai através de cartas e postais que lhe envia do mundo inteiro.( Quem precisa ser preso pelo FBI quando se tem um pai desses? Nunca questiona o filho sobre o dinheiro e as formações... sempre deixa claro que o dinheiro e a esperteza é o que vale? )

O filme tem um clima de suspense pela eterna iminente captura do Frank e uma grande reviravolta no final. Te deixa apreensivo e (pelo menos eu) torcendo para que o Frank consiga escapar mais uma vez... 

Eu adoooooooro esse filme. E tem algumas partes que são realmente tocantes. Por exemplo quando Frank se encontra com o pai em um restaurante e lhe diz que vai parar com as falcatruas e o que o pai lhe aconselha não é bem o que “um pai” de  verdade diria, então ...

Frank (Pai): Eu sou seu pai...
Frank Jr.: Então me peça pra parar! Então, me peça pra parar! 

Você consegue sentir o desespero do rapaz? A vontade de ter uma orientação sensata e verdadeira? Uma súplica carente por um “eu sou teu filho me assume como tal?”

É isso, maravilhoso! Eu recomendo.

Conceito: ✿✿✿✿✿

4 comentários:

  1. Esse filme é muito, muito, muuuuuito bom!

    Parabéns pelo post!

    Em breve novidades no Janela Secreta!


    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hamlet, querido!!!!!!

    Como estás?
    Majestade, perdoe-me a ausência... estava sem net. Na verdade, ainda estou. Fico feliz que tenha gostado do post. Vi seu aviso sobre o novo blog tentei acessar e não consegui. Mas, não esqueci nosso trato. Conte comigo!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lilly
    Eu já vi esse filme e gostei bastante

    ^^

    bjiss

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores filmes com Leonardo DiCaprio. Dá para rir e se emocionar em um bocado de cenas.Verei mais uma média dúzia de vezes se puder.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...