sábado, 10 de novembro de 2012

Trechos Preferidos: Emma - Jane Austen

Oi, Pessoas!

Escolhi um trecho de Emma para hoje. Emma é o livro de Jane Austen pelo qual meus sentimentos são mais confusos. Amo o Sr. Knightely mas não há quem me faça gostar de Emma. Não gosto de sua inconsequência, do seu jeito mimado de ser. Acho-a estranha de fato. Mas, é um livro cheio de excelentes tiradas sobre o contexto social da época e o Sr. Knightely é perfeito!
Emma e Sr. Knightely - Emma - BBC/2009

"- Palavra de honra, Emma, que ouvindo você abusar assim do raciocínio que tem, quase me leva a pensar igual. É melhor não ter bom senso do que empregá-lo como você o faz.
- Sem dúvida - exclamou ela, jocosamente. - Sei como este é o sentimento dos tolos. Sei que uma jovem como Harriet é exatamente  o que todos os homens aspiram; algo que ao mesmo tempo enfeitiça os sentidos e satisfaz o julgamento. Ah, Harriet pode escolher alguém a dedo. Se o senhor estivesse a fim de casar ela seria a sua mulher ideal. E seria o caso de censurá-la só porque, aos 17 anos, mal começando a vida, só agora conhecendo as pessoas, tenha recusado a primeira proposta que recebe? Não... deixemos que tenha tempo para cuidar de si mesma.
- Sempre julguei a amizade de vocês muito insensata - disse o Sr. Knightely -, embora tivesse guardado a minha opinião para mim; mas agora entendo que ela será inteiramente desastrosa para Harriet. Você irá infundir-lhe tais ideias sobre sua beleza e sobre seus méritos, que, em breve, ninguém a seu alcance será suficientemente bom para ela. Quando a vaidade age sobre a cabeça fraca produz toda sorte de danos.Nada mais fácil para uma jovem do que erguer suas esperanças alto demais.Pode ser que Miss Harriet Smith não veja chover pedidos de casamento tão depressa, embora seja uma jovem muito bonita. Os homens de bom senso, seja lá o que pense a respeito, não procuram por esposas imbecis. Homens de boas famílias não se sentirão muito inclinados a se unirem a uma jovem de origem tão obscura... e muitos senhores prudentes ficarão tão receosos dos inconvenientes e da desonra em que possam se ver envolvidos quando o mistério de sua origem vier a ser revelado. Ela que se case com Robert Martin e fique a salvo, respeitável e feliz para sempre; mas se você a encoraja a pretender um casamento melhor, e ensina-lhe a não se satisfazer senão com um partido de projeção social e de grande fortuna, ela talvez permaneça uma interna do pensionado de Mrs. Goddard para o resto da vida... ou no máximo, ( pois Harriet Smith é uma jovem que se casará certamente ), quando estiver desesperada, poderá agarrar o filho do professor de caligrafia." 
 ( Livro: Emma - Jane Austen, Saraiva de Bolso - pag. 68 e 69, ano 2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...