terça-feira, 15 de outubro de 2013

Feliz Dia do Professor! 2013

Oi, Pessoas!!!

Antes de mais nada... FELIZ DIA DOS PROFESSORES aos meus irmãos Gardênia, Disney e Júnior, Sarsha , bem como aos amigos presentes ou virtuais, Marcelão, Lucia Helena, Lina, Nanda, Aline, Ana Maria, Priscila, André, Lene, Sihan, Nikelen, Luciane Rangel, Cátia, Romilza e Márcia Amâncio. 

Não sei se vocês sabem mas eu sou professora... rs de matemática...rs Sei que é meio estranho diante da minha paixão por livros. Estranho para os outros porque eu acho mais que natural que um professor seja ele de qual matéria for, gostar de ler. Sempre ouço coisas do tipo "Como você gosta tanto de literatura e ensina matemática?"  ou ainda quando comento sobre algum livro que estou lendo alguém grita "A aula é de português ou de matemática?". O fato de ensinar matemática não me impede de gostar de ler. De onde tiraram essa ideia?

Enfim, diante de todas as mazelas que passamos acho importante comemorarmos o nosso dia. Salários baixos; sociedade hipócrita querendo que a escola eduque os filhos que eles tiveram só para cumprir etapa social e não estão nem um pingo interessados em educar; falta de instalações adequadas; falta de incentivo de carreira; ameaças, desrespeito de todo o tipo... É verdade, precisamos de mais valorização por parte de todo o sistema educacional sim, mas ficar se lamuriando não resolve nada. Portanto, bora comemorar??? \o/ 

Para você aluno que está em sala de aula mas não consegue enxergar o seu professor como ser humano... recomendo que veja esses bons filmes sobre educação e passe a olhar com mais carinho para o seu mestre. Que tal? Todas as sinopses abaixo foram retiradas do Filmow ( Rede Social sobre filmes e séries).

1. Mentes Perigosas (1995) 

Louanne Johnson é uma ex-militar que passa a ser professora em um colégio de afro-americanos, latinos e pessoas de uma comunidade pobre, quase todos rebeldes por natureza. Não conseguindo atenção de sua classe, ela passa a investir em métodos não-convencionais de ensino, como karatê, letras de Bob Dylan e acompanhamento pessoal.

Você pode achar que esta não é a melhor história sobre professor e talvez não seja mesmo. Mas para mim, é. A Louanne sou EU quando entrei no sistema educacional. Fiz exatamente as mesmas coisas. Quando assisti ao filme quase tive um treco de ver tanta similaridade... Enfim, não vou falar muito porque farei um post específico sobre o filme outro dia.

2. Meu Mestre, Minha Vida (1989) 

Em Nova Jersey, uma escola com sérios problemas de violência e tráfico de drogas. Usando métodos pouco ortodoxos, algumas vezes violentos, ele transforma os alunos, inclusive conseguindo que sejam aprovados no exame do final do ano realizado pelo governo estadual. Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado por seu amigo Frank Napier (Robert Guiullaume) a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. 
Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos. 

Tem muito tempo que vi esse filme mas ele me marcou muito e ainda comprarei o dvd para ver e rever um zilhão de vezes. É engraçado como o mundo gira...rs Nunca havia pensado em ser professora mas a vida tem seus próprios planos e quando você menos espera está seguindo um caminho diferente. Assistam ao vídeo do discurso que ele fez para os alunos... é de arrepiar! *-*


















3. Ao Mestre com carinho (1967) 

Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros, neste filme clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denhan (Christian Roberts), Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título), estão determinadas a destruir Thackeray como fizeram com seu professor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray, acostumado as hostilidades, enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar. 
Não lembro bem da história mas lembro que ameeeeeeeeeei!


4. Sociedade dos Poetas Mortos (1989) 

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura. Porém, ele propõe métodos de ensino que incentivam seus alunos a pensarem por si mesmos e apresenta aos alunos a Sociedade dos Poetas Mortos. Isto acaba criando um conflito entre os diretores que ainda pregam o método antigo e conservador. 

A primeira vez que vi Robert Sean Leonard ( o Dr. Wilson de Dr. House...) Foi amor à primeira vista. Nem sei dizer o quanto esse filme é maravilhoso. Porém prepare o seu lencinho... 




5. O Triunfo (2006) 

Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformará o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade? 
Filme muito legal com o Matthew Perry, nosso eterno Chandler Bing de Friends... 

6. Matilda (1996) 

Matilda é a garotinha esperta e inteligente, que gosta de ler e vai bem nos estudos. Mas os pais não percebem isso e a colocam num colégio infernal. 

Lá ela descobre que tem poderes mágicos e assim vai poder acertar as contas com todos, inclusive a cruel diretora da escola.

Tudo bem, a história principal não é a de um professor mas foi uma professora juntamente com a literatura que salvaram Matilda.


7. Mr. Holland - Adorável Professor (1995) 

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda. Ah os professores... sempre me emociono quando vejo um filme assim e quando  reúnem amor pela profissão com amor pela família aí, tudo fica ainda mais perfeito!

8. Escola da Vida (2005) 

Há um novo professor na cidade, e ele está promovendo um verdadeiro pandemônio na Fallbrook Middle School. Ele é atraente, simpático e informal. Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds, de Horror em Amityville). 

Os professores também o admiram... com exceção de Matt Warner (David Paymer, de Em Boa Companhia), o ansioso professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano.

Seu pai, Stormin? Norman (John Astin, de Os Espíritos), foi Professor do Ano durante 43 temporadas seguidas, e Matt está determinado a fazer deste o seu ano. Mas com o sr. D (Michael D?Angelo) em cena, Warner vê sua chance escapar. 

Ele não consegue competir com quem até seu próprio filho admira. Mas há um segredo que pode mudar o jogo. O diretor William Dear faz uma ponta como um astronauta.  Qual a real motivação da vida? Mais um filme prepare o lencinho... *-* 

9. O Sorriso de Monalisa (2003) 

Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Este filme não é daqueles mega inspirados que te deixa arrepiada o tempo inteiro mas é bem legal.  



10. Escritores da Liberdade (2007) 

Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade. 
Já mencionei que tenho problema com a Hillary? Sério não consigo gostar das atuações da criatura... Nunca entendi um período em que só se falava nela e tal... Nada contra mas também nada a favor... Não sei explicar, não gosto... mas o filme é bem legal! rs


6 comentários:

  1. Muita similaridade sobre o fato de ser professor de matemática e gostar de ler. Texto muito rico e as indicações dos filmes, um turbilhão de emoções... Lembro de ter chorado em todos, antes mesmo de me tornar professor!!! Bacana a proposta do post. Abração e aproveite bem o seu dia, vc merece muito!!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Tel, feliz dia dos professores! Que Deus te abençoe pra vc ganhar um carro... ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luã! Acho que desejo de aluno tem peso 100 pra Deus!

      Excluir
  3. Geeente... Obrigada!
    Quero ver todos os filmes! Ao mestre com carinho, Adorável Professor e Escritores da Liberdade são simplesmente sensacionais. Adorei a seleção e vou botar na listinha de filmes.
    Parabéns pra vc tb, SUA LINDA <3
    Beeeeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliiiiiiiiiiiiiiiine, sua linnnnnnnnda!!!
      Você vai amar todos eles te garanto. Mentes Perigosas é sem dúvida o meu preferido. *-*
      Prepare o lenço pra muito choro!

      Beeeeeeeeeeeeeeeeeijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...