terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dexter - Episódio Final

DEXTER
Oitava Temporada - 2013
"Remember the Monsters?" - Episódio Final




Oi, Pessoas!!!


Então, eis que chega o episódio final da minha adorada série. O que dizer? Levei quase duas semanas para ter coragem de ver o episódio final. Estou muitíssimo triste porque não verei mais o meu amado Dexter em novas aventuras. Muito triste mesmo. Entretanto, posso revê-lo sempre que quiser graças aos abençoados dvds ou blu-rays da vida. 

Mas, vamos lá... 

SPOILER GIGANTE

O que achei do episódio?

Eu gostei muito. Gostei muito dentro do possível. Achei muito interessante aquela retrospectiva da trajetória de Dexter com enfoque em todos aqueles que tiveram seus destinos alterados direta ou indiretamente pelo comportamento incomum de Dexter.

O que eu achei da relação Dexter - Hannah - Harrison?


A verdade é que desde a Sétima Temporada eu não gostei do rumo que deram ao coração de Dexter. Sério. Acho que eles confundiram o povo estar se deliciando ao ver as cenas picantes entre Dex e Hannah com "Uau, que coisa linda, os dois precisam ficar juntos". Sinto muito mas química de relacionamento ZERO entre Dex e Hannah. Sentimento sem a menor convicção. Então, como eu já não gostava dela e eles insistiram em seguir por esse caminho, só me restou aceitar MAS NUNCA ME CONVENCEU. Por isso, achei totalmente sem noção Dexter ter deixado Harrison aos cuidados de Hannah mas, repito, segundo a história de amor idiota que eles criaram obviamente faz sentido. E todas as declarações de amor de Harrison para Hannah... Oi? Forçaram... forçaram demais! Por que não deixar Harrison com os irmãos? Ou até mesmo com o Batista... Dexter disse inúmeras vezes que o Batista era o cara mais decente e íntegro que ele havia conhecido. Chegou até a dizer que se pudesse ser como alguém queria ser como ele... *-* 

O que eu achei da morte do Saxon?

Achei horrível mas condizente com o que a história permitia. Se resolveram prender o cara, então, só poderia ser algo bem idiota para "parecer legítima defesa". Foi nessa hora que teve a melhor cena do último episódio pelo menos para mim. 


A troca de olhares entre Dexter, Quinn e Batista só mostrou o quão coerentes os personagens foram do início ao fim. Dexter conta o acontecido (como sempre, durante toda a série, ele teve uma explicação para tudo). Quinn diz ter parecido legítima defesa (o famoso jeitinho do malandro) e o meu amadinho, doce, Batista (aceita pelo amor que tem por Deb e a amizade com Dex) ... Simples assim. Coerência, gente... é só o que se pede numa série. Mantenha o ritmo dos personagens.

O que eu achei da morte de Deb?


Adoro esse gif. 
Acho que ele representa exatamente a relação
simbiótica que existia entre Dex e Deb.

Incomodo? Desrespeitoso? Deb em estado vegetativo? Oi? Nem sei que palavra usar. Não a morte. Acho que a morte era necessária para que Dexter pudesse se redimir e finalmente se sentir humano. Porém a forma como a morte se deu eu achei infinitamente indigna. Deb? Aquela agitada, que estava sempre buscando algo, um vegetal? Fala sério! 


"Se eu pudesse ter sentimentos, eu os teria por Deb."

E ainda teve gente que achou errado ele desligar os aparelhos. Oi? Gente, eles dois se amavam. Deb ensinou Dex a amar. Ao longo de todas as temporadas, Dex atendeu a inúmeros pedidos de Deb. Fez e deixou de fazer inúmeras coisas em função do amor que tinha por ela, inclusive matar o irmão de sangue. Claro que ele desligaria os aparelhos.



O que eu não entendo foi porquê eles mudaram o rumo da história... por que afastaram Deb de Dex? Digo, romanticamente falando. Sei que o fato dele ser um serial complicou tudo rs mas ela acreditava que ele poderia mudar e ele de fato mudou. Então, porque essa mudança não poderia ter sido com ela? Adorei quando ela descobriu em consulta com a terapeuta o seu amor por Dexter. *-* Sexta Temporada, episódios onze e doze... Enlouqueci. Não seria apenas bom, seria perfeito! 




*-* <3 - Sonho de Deb... <3

Achei incrível ele levá-la para o seu "cantinho" no mar. Era o lugar onde ele se sentia em paz e ele queria que Deb fosse parte disso para sempre. Chorei demais! Chorei litros nesse momento.



Good bye, Deb... I'll fucking miss you

O que eu achei do final dos demais personagens?

Pra mim foi a pior parte... A que deixou mais a desejar... Em algumas temporadas de Dexter, era comum estarem todos reunidos em uma cerimônia fúnebre em prol de algum personagem que tivesse morrido. Eu acho que eles deveriam ter feito isso. Uma reunião do elenco para se despedir simbolicamente de Dex e Deb, uma vez que não havia corpo. Um discurso do Batista lamentando a perda dos dois seria muito doce e coerente ao meu ver e nesse momento poderiam estar presentes, inclusive, os filhos da Rita.



Gostei da despedida dela do Quinn. Achei meio forçado aquele "eu te amo" mas, volto a dizer, diante do que eles programaram para o final... faz sentido. Meio que trouxe um conforto para ele. Verdade seja dita, Quinn sempre amou Deb. Embora eu nunca tem querido que ela ficasse com ele. 


O que eu achei do final de Dexter?

Perfeito! Sinceramente, diante da dor de ser finalmente humano e de perceber que ser humano não é nada fácil. Acho que o isolamento foi o mais perfeito final que poderiam lhe dar. Ele agora tem uma real dimensão da dor que causou mesmo que sem intenção. Agora, ele tem que enfrentar a ausência de Deb que era sua maior referência de humanidade. Agora, ele teme pela vida de Harrison. Agora ele deseja o que todos nós, em um momento ou outro fazemos, punir a si mesmo por todo o sofrimento que causou. Como fazer isso? Primeiro, destruindo o lugar onde ele se sentia mais livre - o barco. Depois se isolando. Afastando-se de tudo o que lhe lembrasse sua condição de humano. Achei isso fantástico!

Vi muitas pessoas falando "como ele pode ser humano, psicopatas não mudam". Gente, Dex não nasceu assim. Quantas vezes, durante toda a série ele repetiu - "Aconteceu alguma coisa naquele dia que me mudou para sempre". Todos lembram? Então, aquela "coisa que se quebrou", foi consertada pelo amor (pra mim... o amor por Deb). Enfim... Gostei muito do final. Muito mesmo! Não vejo a hora de completar a minha coleção de dvd's e poder rever e rever o meu amado... 


The End  

8 comentários:

  1. Excelente resenha Lilly! Lendo o que vc escreveu, até eu passei a ver o último episódio com outros olhos, mas claro, não foi O FINAL que agradaria a todos, mas teve sua importância, seu objetivo. Agora, é esperar pelo final que o Jeff Lindsay dará ao nosso amado serial killer!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari... eu acredito que o Jeff fará o final melhor pro nosso lindo! Acho que na série só tem 3 coisas melhores que no livro - Dexter, Batista e Masouka... o resto é bem igual (em relação aos personagens e não ao desenrolar dos mesmos). ;)

    ResponderExcluir
  3. A resenha ficou ótima, e expôs bem o que você acha de forma bem menos invasiva do que a maioria das que eu tenho lido por aí, adorei. \o/
    E devo confessar aqui que eu também "gostei" do episódio, fantasiei tantas formas piores dos showrunners cagarem com esse final que fiquei feliz com o que foi apresentado.
    Uma das poucas coisas que discordo do seu texto é em relação ao relacionamento entre Dexter e Debra, a última coisa que eu queria ver na tela era eles se envolvendo romanticamente, acho que o amor fraternal deles tão mais bonito do que uma amor que envolvesse a carne e também muito mais difícil de explorar em um psicopata, afinal, a atração física com retorno de intenções é bem simples de entender, mas amar, simplesmente por amar deixa tudo mais complicado e isso foi muito bem explorado naquela cena de amor de irmão que foi o fim de Debra.
    Adeus Dexter e que venha o Spin-off do Harisson! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thi... que bom que gostou da resenha. Menino, foi um parto pra colocar tudo que eu senti. Antes, eu também não imaginava Dex com Deb mas diante da opção FRAQUÍSSIMA Hannah, eu preferia um zilhão de vezes ele com Deb pra mim fazia mais sentido do que com essa mulher... Sei lá... relação mais nada convincente que já vi... Enfim... diante do que poderia ser... deu pra curtir... rs Quanto ao Harrison... ele tendo ficado com a Hannah acho infinitamente provável ele virar um psicopata simmmmmmmmmmm. Bjo

      Excluir
    2. Esqueci de comentar uma coisa que me irritou profundamente, e eu esqueci de comentar, foi como eles CAGARAM pro elenco de apoio, de que adianta arrumarem uma filha pro Massuka, inventarem um relacionamento pro Quinn com a irmão do Bastista, mostrar que o Angel se sente meio pai dele e no final NAUM FECHAREM NENHUMA DESSAS HISTÓRIAS???? uma palhaçada desses showrunners, lamentável!!!

      Excluir
    3. Também acho. Mencionei isso. Pra mim, foi a pior parte - o desfecho dos coadjuvantes... Triste e desrespeitoso! =\

      Excluir
  4. Maravilhoso seu texto, Lilly, parabéns! Eu sempre sonhei com um final feliz para o Dexter, e se ele queria a Hanna, por mim tudo bem, eu passei até a gostar dela, confesso... Rsrs...Mas claro que eu sabia que ele não poderia ficar impune por tudo o que fez. Mas em nenhum momento eu achei que o destino dele fosse ser tão cruel: perder TUDO, principalmente a Deb e o Harrison, ficar vivo e sozinho o resto da vida foi a maior punição que poderiam ter dado ao personagem, também chorei litros... Concordo sobre os personagens coadjuvantes que abrilhantavam a série. O que resta é saudade do nosso amado psicopata... Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ci!
      Ainnnnn que alegria ter você por aqui! \o/ Enquanto escrevia o texto só pensava em você e no que você teria achado do final que deram para o nosso amado. Não foi o que eu queria de jeito nenhum mas diante do que eles planejaram eu acho que ficou legal. Não consegui aceitar de modo algum aquela Hanna... aaaaaaaaaaaaaaaaff mas tudo bem, fazer o quê? Bjooooooooo amiga linda!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...