domingo, 19 de janeiro de 2014

Filme: Razão e Sensibilidade

Image Search Results for Sense and Sensibility (1995)Título Original: Sense and Sensibility
Ano: 1995
Duração: 136 min
Direção: Ang Lee
Gênero: Romance, Drama, toques de comédia...rs
Elenco: Kate Winslet ( Marianne ), Emma Thompson (Elinor), Gemma Jones ( Sra. Dashwood ), Hugh Laurie ( Sr. Palmer genro da Sra. Jennings), Hugh Grant ( Edward Ferrars ), Alan Rickman ( Cel. Brandon ), Greg Wise ( John Willoughby), Elizabeth Spriggs ( Sra. Jennings) ... etc









Oi, Pessoas!!!

Como não é segredo para ninguém o meu amor pela Jane Austen, também não é segredo que eu corro para conferir todas as adaptações que saem dos seus romances no cinema. *-* Então, esse filme é a primeira adaptação de Razão e Sensibilidade que vi.

Dashwood women, Sense and Sensibility, 1995
Sra. Dashwood, Marianne, Margareth e Elinor

É um trabalho maravilhoso! Bastante fiel ao livro. Devo dizer, que muito da beleza do filme se deve ao grande elenco de atores. Já vi e revi trocentas vezes. Não me canso de ver. Adoro a história das irmãs Dashwood e quando digo isso não falo apenas de Elinor e Marianne mas também de Margareth a filha mais nova, que embora não seja essencial à trama, traz toda uma alegria e descontração às cenas. 

Alan Rickman, Col. Christopher Brandon - Sense and Sensibility (1995)
Coronel Brendon -Alan Rickman


Razão e Sensibilidade conta a história das mulheres Dashwood que foram arrastadas para a pobreza após a morte de seu pai. Como acontecia na época, todos os bens foram destinados ao filho homem mais velho que, no caso, era fruto do primeiro casamento do senhor Dashwood. Mesmo tendo prometido ao pai que cuidaria da madrasta e das meia-irmãs, John não lhes ajudou financeiramente. 

Elas por sua vez, foram obrigadas a ir morar em um modesto chalé, cedido por um primo distante, no interior. As irmãs Dashwood são muito diferentes e eu devo dizer que não consigo gostar de Marianne. Não gosto de pessoas que simplesmente se jogam sem avaliar as consequências de nada. Essas pessoas são, geralmente, egoístas. 

Elinor's day dress  Sense and Sensibility 1995
Elinor e Edward


Já Elinor é a minha irmã preferida. Centrada e nem por isso menos intensa, ela consegue amar e ainda ter seus pés no chão. Além disso é uma personagem com uma nobreza de caráter impressionante. 

A esposa de John tem um irmão - o Sr. Edward Ferrars. Um jovem encantador mas sem muita para manifestar seus desejos e opiniões.
Antes que as irmãs mudassem para o interior, ele esteve com elas e logo surge entre Edward e Elinor um sentimento lindo de amor e cumplicidade que se nota em pequenos gestos e olhares. *-* 

Obviamente esse relacionamento não é visto com bons olhos pela chaaaaaaaaaata da irmã de Edward. Ele então,  é persuadido a voltar para Londres, afastando-se de Elinor. 

Sense and Sensibility (1995)
Marianne e Willoughby


Já Marianne mal chega ao interior e já desperta o amor do Coronel Brendon, um homem mais velho porém um perfeito cavalheiro... sem contar que é muito rico - o que era muito importante na época. 

Claro que ela não se interessa por ele porque ela é chata e egoísta como eu já falei... =P Mas adivinhem só ela cai de amores por um completo desconhecido à primeira vista - o Sr. Willoughby... Ora, faça-me o favor! =P

Uma mãe com três filhas, sem recursos, vendo suas filhas serem preteridas por sua condição financeira inferior... Oh, God o que fazer? Bom, eu não vou contar...rs 

O fato é que a história é maravilhosa. O elenco é divino e você vai encontrar de tudo um pouco nesse delicioso filme. 

Imelda Staunton & Hugh Laurie - Mrs. and Mr. Palmer, Sense and Sensibility (1995) They look INSANE!
Sra e Sr Palmer


Vai rir ou morrer de raiva da falta de noção do primo e da Sra. Jennings ... vai lamentar ter de ouvir a voz da Sra Jennings e da sua filha... rs Vai reconhecer o nosso amado e idolatrado Hugh Laurie na pele do genro sofredor da Sra Jennings... (cenas perfeitas de muito riso)... 

Vai ficar chocada com a estupidez da Marianne e com a sensatez da Elinor...

Enfim, confira. São atuações que merecem o nosso amor. Principalmente a da Emma Thompson. Perfeição define. 

P.S. Não posso deixar de falar que prefiro a minissérie em 3 episódios da BBC de Londres de 2007 - Perfeita! Perfeita! Perfeita! *-* E o Cel. Brendon é o nosso amado David Morrissey (o Governador de TWD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...