quarta-feira, 23 de março de 2016

Filme: Ghost World - Aprendendo a Viver

Ghost World - Aprendendo a Viver - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1

Título Original: Ghost World
Ano: 2001
Duração: 111min
Direção: Terry Zwigoff
Genero: Drama
Elenco: Steve Buscemi, Thora Birch, Scarlett Johansson


Oi, Pessoas!!!!

O filme de hoje foi indicação de uma amigo muito querido, parceiro de filmes, séries e livros - o Rafael. Gostei do filme. Gostei principalmente de conhecer o Seymour, interpretado pelo sempre brilhante Steve Buscemi. 

Bora lá, comentar...
Coloquei o alerta de spoiler porque eu fiquei com tanta raiva dos personagens do filme que, talvez, eu solte algum fato importante e decisivo enquanto conte a história. Tudo bem, eu não sei enganar ninguém, então, simmmmmmmm tem SPOILER... 

Enid e Rebecca

Então, para começar a sinopse é falha... o filme não conta a história de duas amigas. O filme conta a história de Enid, sob o ponto de vista da mesma e sua busca por se encontrar no mundo. Toda a narrativa começa a partir da formatura de Enid e sua melhor amiga Rebecca. As duas andavam sempre juntas e tinham planos de dividir um apartamento. Mas, a verdade é que, após a formatura, Beck começou a trabalhar e as duas só se encontravam quando possível. 

Enid que mora com o pai, vive postergando a ideia de começar a trabalhar e, lógico que sem o trabalho ela adia também a possibilidade de ir morar com Rebecca, afinal, como poderiam dividir as contas sem que ela também estivesse trabalhando? Enquanto termina um curso de verão que foi obrigada a fazer pela escola, Enid vai adiando a vida adulta. 

Ela e Rebecca acham todos a seu redor esquisitos e meio que implicam com todo mundo. Elas são até divertidas quando não ultrapassam os limites. Não gostei da forma como tratam Josh, um cara tímido que trabalha em uma loja pertencente a um sujeito meio louco. 

Certa vez, quando folheavam o jornal, procurando um apartamento para alugar, Enid viu o anúncio de Seymour. Ele pedia que a garota que ele havia visto em um determinado lugar, que estava de vestido amarelo, o procurasse pois ele havia se interessado por ela. Enid e Rebecca então, decidem ligar e marcar um encontro com ele. Óbvio que foi só para fazê-lo de bobo e eu não gostei disso.

Enid e Seymour

Decidiram seguir Seymour e foram parar em uma venda de discos de garagem em seu próprio bairro, ou seja, Seymour era vizinho delas. Nesse momento, eu até comecei a nutrir uma certa simpatia por Enid porque ela me pareceu ver um Seymour além da aparência "do esquisito que anuncia em jornais". Ela viu o Seymour de bom gosto musical, simples, tranquilo que era apenas solitário. 


A partir de então, ela se aproxima mais e mais de Seymour, conhecendo sua coleção de discos e mais sobre sua vida. Eu realmente pensei que ela estivesse gostando dele, que uma amizade legítima estivesse surgindo. Principalmente, quando ela começa a sair com ele e quando o estimula a encontrar com a verdadeira moça do vestido amarelo. E, vejam só... não é que Seymour se encontrou com a moça? Foi tudo bem. O nome da moça é Dana e mesmo sendo um pouco estranha, ela é muito bonita. Seymour resolveu investir na relação com a moça mesmo com essas pequenas diferenças. Acontece que Dana pediu que ele se afastasse de Enid, deixando a moça furiosa e decepcionada. Ela então, resolveu seduzir Seymour só pra provar que conseguia. Óbvio que ele cedeu porque ele gostava dela e eles tinham muito em comum e nunca lhe ocorreu que Enid o visse como algo além de amigo.

Após sua repentina noite de transa com Seymour, Enid desaparece de sua vida. Foi aí que eu tive muita raiva dela. Foi nessa hora que percebi que ela não sabia o que queria da vida e que também não se importava em destruir a vida de quem estava ao seu redor só para 'se encontrar' consigo mesma... Aff!!!  


Resultado... 

Seymour encantado com Enid termina com Dana... procura por Enid como louco mas ela não o atende mais...

Seymour perde o emprego porque emprestou para ela um cartaz que havia pego do trabalho 13 anos antes e que ela usou para uma exposição de arte sem o consentimento dele...

Seymour fica internado em uma clínica de tratamento psiquiátrico por conta de um acesso de raiva que teve dentro da loja em que Josh trabalhava... tudo por causa da maldade da enciumada Rebecca que disse a ele que Enid o achava um idiota mostrando desenhos que Enid havia feito dele... 

Enfim... ela destruiu a vida do cara para tentar se achar? Desculpe não gostei nada nada nada dessa garota. Medos, inseguranças, dificuldade de enfrentar a vida são sentimentos comuns a todos nós. Mas nenhum de nós tem direito de brincar com os sentimentos e ou com a vida do outro. 

Rebecca foi morar sozinha...

Enid vendo o estrago que fez na vida de Seymour... pegou um ônibus e partiu em busca de si mesma...

Do que eu gostei?

Da fotografia...
Da trilha sonora...
Dos desenhos da Enid... 
Do Norman...
E, principalmente, do Seymour...

Norman e Enid

4 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, gostei bastante da sua análise, principalmente da Enid.
    De fato ela é bem egoísta. Ao ponto de eu nem enxergar ela fazendo besteiras para se encontrar com consigo mesma e sim que ela se agarrava na juventude dela a tal ponto que acabava machucando quem estava em volta (E não ligava muito pra isso).
    E porque eu gostei do filme e indiquei?
    Bom, eu o vi totalmente por acaso na TV, enquanto esboçava uma história em quadrinhos e ele me fez refazer tudo de tantas ideias que me vieram. Primeiro que eu gosto muito da forma como a história é contada: Ele é dividido em sequencias que quase tem seus próprios arcos de começo/meio/fim e que avançam a história total ao mesmo tempo que te conta mais sobre os personagens. Coisa que eu me esforcei muito pra colocar no meu quadrinho.
    E o tema dela estar chegando a vida adulta(Como conceito) me agrada muito.Daí eu tive a ideia de integrar isso na minha personagem principal, mas muito mais como dúvidas de como seguir a vida do que se negar a crescer como acontece com a personagem do filme.
    E por ultimo, quando eu terminei a história do meu quadrinho eu acabei descobrindo que esse filme é adaptação de uma HQ indie, talvez por isso ele tenha me dado tantas ideias pra isso! Ainda quero ler, mas como só se acha em inglês eu vou ter que lê-la com calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!
      Sim, de cara, imaginei que algo nos desenhos tivesse te inspirado e arrebatado. Sabia que não tinha sido a história... rs Enid é uma lástima! A marca de tudo que mais odeio em um ser humano. Foi difícil p mim terminar de ver o filme. Não fosse o Seymour e a vontade de saber como ele havia terminado e eu teria abandonado...

      =D Beijos

      P.S... Gostaria de ler seu quadrinho...

      Excluir
    2. Sim, preciso tomar vergonha na cara e terminar o quadrinho! hahaha

      Excluir
    3. Não será por falta de incentivo... =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...