terça-feira, 26 de novembro de 2013

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green


A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. (Skoob)

Oi, Pessoas!!!

Hoje eu vou falar sobre esse livro lindo. Nem sei por onde começar... Comecei a ler em 15 de maio deste ano e só terminei de fato ontem a noite... Protelei por 6 meses o seu término porque não estava preparada para a dor que sentiria. 

O livro conta a história da adolescente Hazel Grace. Hazel é portadora de uma espécie rara de câncer de tireoide, que afeta diretamente os pulmões, já em fase terminal. Desde a descoberta do câncer até os dias atuais no livro, ela apenas protela a sua morte, pois sempre soube que não haveria cura. 

O tratamento é contínuo e quase sempre bastante doloroso. Entre a rotina de idas e vindas ao hospital, Hazel tenta levar uma vida comum. Por um tempo continuou frequentando a escola embora no momento já não o faça mais; anda sempre acompanhada de um carrinho de oxigênio e frequenta um Grupo de Apoio por insistência de sua mãe. 

Seus pais vivem em função de seu conforto e bem-estar. Seu pai trabalha, é atencioso e muito chorão. Sua mãe a acompanha 24h mas não chega a ser grudenta... é apenas presente e atuante. 

Hazel Grace é extremamente pensativa e ama o livro "Uma Aflição Imperial", de Van Houten. Esse livro tem um significado muito especial para ela, mexeu com suas emoções por se tratar de uma história bastante verdadeira. O problema é que a história termina de forma abrupta sem dar um destino concreto aos personagens que Hazel tanto ama. Essa incerteza sobre o futuro deles é um motivo de especulação e incômodo constantes na vida dela. 

Em uma de suas visitas ao Grupo de Apoio Hazel, conhece Augustus Waters - o Gus. Gus, também teve um câncer na perna e por isso foi obrigado a amputá-la. No momento não apresenta indícios da doença. Utilizando uma prótese, Gus é um rapaz peculiar. Muito bem-humorado, amante das metáforas, gaaaaaaato, ex-jogador do time de basquete da escola e que tem mania de deixar um cigarro na boca... Não se preocupe ele não fuma... é só charme! rs

Os dois são magicamente atraídos um para o outro e assim, começa a história de Gus e Hazel. Uma história linda de amizade, cumplicidade, sonhos, persistência, força, coragem e acima de tudo muito amor. Há muito riso e muito choro... 

Mas o que mais há neste livro é uma sensação boa. Uma sensação exaustiva e maravilhosa de ter podido participar da mais linda história de companheirismo que eu já li em minha vida. 

Você chora copiosamente, chora de soluçar de verdade. Você não acredita em tanta dor mas você termina dolorosamente feliz. Feliz por ter conhecido Hazel Grace e Gus. Por ter conhecido seu jeito valente e doce de encarar aquilo que a vida lhes oferecia. 

Não é uma história dramática... não é não. Você vai rir muito com esses adolescentes cheios de vida em meio a uma doença tão devastadora... Você chora por conta da coerência e da lucidez com que eles falam sobre vida e morte... 
É LINDO! É maravilhoso! Recomendo muito!

Separei tantos momentos... tantas frases... mas parece que tudo é tão pouco para definir Hazel e Gus 

Ah, não posso esquecer de mencionar Isaac o melhor amigo do Gus você vai rir e se emocionar com esse moço dramático... ;D

"Eu fiquei pensando no verbo lidar, e em todas as coisas não lidáveis com  que se tem de lidar."
- Hazel Grace

"Esse é o problema da dor, ela precisa ser sentida."
- Augustus Waters

6 comentários:

  1. já comprei o livro e assim que terminar de ler a saga Jogos Vorazes, será minha próxima leitura, antes mesmo de O lado bom da vida, que ainda não comecei, mas que lerei ainda esse ano, hehehehe... se já chorei lendo sua resenha, imagina lendo o livro, vou lavar meu travesseiro com minhas lágrimas... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! É um livro bem sofrido pra gente leitor. Eu acho que eu nunca chorei de soluçar na vida fictícia... essa foi a primeira vez. Já chorei inúmeras vezes, lágrimas de canto de olho e tal mas chorar mesmo como se tudo fosse verdadeiro... foi a primeira vez. Posso estar enganada mas acho que difícil que isso aconteça novamente...
      Obrigada pelo carinho
      Bj

      Excluir
  2. "Você precisa escolher as causas pelas quais vai lutar nesse mundo, Hazel." (Pai)
    "É preciso serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso, e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas.(Patrick)
    A tristeza não nos muda. Ela nos revela" (Issac)
    "Não dá prá esolher se você vou ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo..." (Gus)
    "Alguns infinitos são maiores do que outros." (Hazel)

    Maravilhoso!!!! AMEI!! São dezenas e dezenas de trechos incríveis, uma história linda e triste, mas ao contrário do que se pensa ao ler o resumo, em nenhum momento escorrega para o dramalhão ou pieguismo, muito pelo contrário, mostra o lado realista e brutal da doença. A gente acaba se envolvendo no mundo sem esperança da Hazel e Gus, e chora junto com eles pelo que o destino os reservou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ci!

      Eu acho que não há mesmo como a gente não se tocar com a história. Meu livro tá cheio de marcações que vou colocar nos posts de trechos preferidos. Incrível! Das frases que vc selecionou eu só não tinha escolhido a do Patrick.

      Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo

      Excluir
  3. Nossa amiga... esse livro foi tenso pra mim, mas terminei ele de um dia pro outro porque não estava mais aguentando tanto choro rsrs Mas a história é linda, porém triste... muito triste =/

    Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi...

      Eu te entendo... também sofri horrores!

      Beeeeeeeeeeeeeijo <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...