segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Episódio 06 - Quarta Temporada - The Walking Dead

SPOILER
Isca Viva
Episódio 06




Oi, Pessoas!!!

No episódio anterior...

Dessa vez, o episódio anterior não foi "ponte" para o atual. Na verdade, o grupo da prisão são apareceu no trailer inicial, onde foi relembrado o desfecho da temporada passada.

Então... vamos aos fatos?

Amei o episódio! Mais um momento reflexivo da série para um personagem que merece muito uma minuciosa análise de todas as suas nuances. 

O episódio começa com a cena em que o Governador surta e mata todos os seus "soldados", no retorno de um ataque mal-sucedido à prisão. Dali em diante, ele passou um tempo ainda em companhia dos dois caras que restaram do seu grupo - Martinez e o outro (não lembro o nome agora... =\ provavelmente Gabriel sabe...rs) mas foi abandonado por eles.

O Governador está abatido, faminto e aparentemente sem vontade de prosseguir. Vagando sozinho por mais de dois meses...Devo dizer aqui que o visual largado dele foi tudo de engraçado que houve no episódio...rs 

Vimos um Phillip silencioso e estranho, caminhando a esmo até que vislumbra alguém na janela de um pequeno edifício e para lá se dirige. 

No prédio, é recebido por três irmãs (Tara, Lilly e Megan), sendo duas armadas e seu pai doente de câncer de pulmão. Pelo menos foi o que pensei mas com o avançar do episódio vi que a pequena Megan é filha da Lilly e que não sorri muito. Aparentemente seu pai as abandonou há mais de 3 anos... antes de tudo isso começar. As moças estão sobrevivendo aos trancos e, mesmo receosas, permitem que ele fique desde que deixe suas armas. 



A cena familiar trouxe à tona lembranças de sua própria família e de como era viverem juntos. Logo Penny toma conta dos pensamentos do Governador... momento em que ele olha para a foto de sua família e parece ainda mais abatido. É um momento em que todos sabemos o que se passa em sua mente ... é o famoso "E se" ...

"E se" ... sua família não tivesse morrido...
"E se" ... ele tivesse sido mais firme... 
"E se" ... Penny não tivesse morrido...
"E se" ... ele tivesse matado a Michonne...



São as escolhas e os questionamentos que vivem assombrando os sobreviventes desse novo mundo... Todos têm muitos "E se" ... Mas, de alguma forma, é preciso continuar e se manter vivo.

As irmãs lhe oferecem alimento. O Governador lhes ajuda com o pai moribundo... chega até a sair em busca de cilindros de oxigênio. 



Porém o pai já estava mal e não adiantou muito... pouco tempo depois ele vem a falecer, cabendo a Phillip a missão de matar o zumbi do moribundo... A cena choca as irmãs e a pequena Megan se assusta, passando a temer o Governador.

Phillip então, queima a foto da sua família... Esse gesto forte e simbólico, creio que signifique que ele não acredita mais ser possível retornar ao que ele era... Ele agora, assusta as pessoas. (Entendi assim...) 


Após a morte do velho, sentindo-se rejeitado pelas irmãs, Phillip tenta fugir sorrateiramente mas é interpelado por Lilly que pede que as leve consigo. O Governador sabe que seria muito difícil prosseguir com apenas 3 mulheres, não preparadas para o novo mundo mas (não sei porquê) talvez por Megan lhe lembrar sua Penny e representar, para ele, uma chance de fazer diferente... ele aceita partir com as irmãs. 

No caminho o carro quebra e eles são forçados a seguir a pé... Tara - uma das irmãs - machuca o pé e um grupo de zumbis se aproxima... durante a fuga Phillip corre com a Megan nos braços quando cai em um buraco com 3 ou 4 walkers que ele mata literalmente "com as unhas" pois estava sem nenhuma arma. 


Megan o abraça assustada e ele lhe promete não deixar que nada lhe aconteça e aí, nós temos certeza absoluta que ele não vê mais a Megan e sim sua filha Penny... =\



Todo mundo tá lembrado do que ele disse ao Dr. Milton? Milton disse - Phillip, você não era assim... e o Governador respondeu:

"Talvez, se eu fosse assim antes, Penny ainda estivesse viva!"

Enquanto o Governador matava os zumbis no fosso, ouvíamos ao fundo tiros de metralhadora e, de repente, no alto do buraco surge Martinez que agora faz parte de um novo grupo... 

♪ "Que será será?..." ♪
Atenção, chatos de plantão! 
Eu sei que essa música não é tema do episódio... 
"pelamordeDeus"
 ... isso foi um toque final para a minha modesta análise...
 aaaaaaaaaff!

P. S... Novamente, trilha sonora maravilhosa! 

P. S¹ ... Lilly a mais velha e sua filha Megan, e Tara a mais divertida... Nada como rever o episódio no decorrer do dia, já com as legendas para finalmente entender o nome da criatura....rs TARA... =P


P. S² ... Alguém entendeu o título do episódio? Será que teve a ver com o fato dele sair a esmo e os zumbis estarem sempre por perto? Será que foi pelo fato deles caírem no fosso? Será que aquilo era uma armadilha para atrair walkers? Se for por conta do cara sem cabeça que estava amarrado a uma árvore com o dizer "mentiroso" foi muito tosco porque isso só aparece em cenas do próximo episódio e no caso nada a ver com este... Isso se o cara foi amarrado vivo... Não sei... Achei meio no sense... mas enfim... ;)

P.S³ ... Preciso dizer que, mais uma vez, Robert opta por seguir um caminho totalmente diferente do que já foi dado ao personagem em outras mídias. Nesse caso, comparando aos livros... muito muito muito diferente. Essa família aparece no livro, antes de Woodbury... nenhuma delas se chama Lilly. Lilly é uma personagem do volume 2 da série de livros... Não sei dizer se é melhor ou pior, vai depender do desenrolar da história. O que posso dizer é que ele e demais roteiristas vivem dizendo que 

"não teria graça se a história fosse igual. por quê as pessoas iriam querer ver algo que já conhecem?"

DISCORDO TOTALMENTE. Se fosse assim, ninguém jamais adaptaria filmes... as pessoas jamais ficariam reclamando porque mudaram o livro... muito pelo contrário diriam... Ainda bem que mudaram não gostaria de ver um filme igual ao livro... =P 
MAS RESPEITO!

2 comentários:

  1. Adorei o episódio! Muitas pessoas dizem que ficou chato, pq elas preferem a pura matança de zumbis a um bom desenvolvimento de personagens. Esse episódio segue a premissa dos anteriores: muito diálogo e pitadas de violência na hora certa. Pra mim, a cena que ele tá ensinando a Megan a jogar xadrez é simbólica, pq mostra partes da personalidade do, agora, Brian Heriot. Assim como a cena dele queimando a foto da família, como se deixasse o passado, junto com o velho nome, pra trás. Como se quisesse recomeçar. Isca viva faz alusão ao lugar que eles passam, antes de serem atacados pelos zumbis: é um lago onde se vendia iscas. Mas numa avaliação mais profunda, seria como se a "Isca Viva" fosse ele, que atraísse todo tipo de coisas, boas ou ruins, quase como uma maldição. E sobre o nome do outro capanga, Lilly: É Shumpert. Enfim... como sempre, perfeita resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriel!!! Não adianta amigo. As pessoas estão vendo a quarta temporada e ainda não entenderam a premissa da série... é lamentável! Eu também amei. Gostaria muito que tivesse seguido a linha dos livros mas enfim, não foi o caso. Também a cena do xadrez... tanto que separei a foto dela colocando o tapa-olho nele...rs Para variar mais uma cena altamente filosófica e forte... Amei quando ela perguntou "se o rei perder os todos os peões, ele perde o jogo?" E o governador respondeu "Não... faz parte do jogo"
    Amei, amei mesmo mas separei uma cena mais suave... momento em que ele resolve querer uma nova vida, momento em que ele passa a enxergar a Megan como uma nova chance com Penny... espero que você curta... vou colocar hoje. *-*
    P.S Obrigada pelo nome do cara...hahahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...